Criação

Como bainha de um tule: master class, dicas e vídeos

Pin
Send
Share
Send

Cortinas ou cortinas de tule, organza e outros materiais finos "caprichosos" devem ser cercados com cuidado especial. Reunimos dicas e vídeos práticos para deixar tudo claro.

Como bainha de um tule: dicas

Foto: sew4home.com

1. Seleção de Thread

Para costurar cortinas de tule, organza e outros tecidos delicados, use a linha 40 e mais fina. Se o tecido for translúcido, a cor dos fios poderá ser selecionada um pouco mais clara que o tecido, para que sejam menos visíveis na folga.

2. Agulha da máquina e comprimento do ponto

Pegue uma agulha fina e afiada para a máquina. É menos provável que uma agulha aperte ou rasgue o tecido. (Se você usar pinos no trabalho, escolha também os mais finos e afiados.) Costure uma linha com um ponto de 3-4 mm. Bem, antes de começar o trabalho, tente costurar o tule em um rascunho. A propósito, ao trabalhar com um tecido muito fino, você pode costurar uma linha em papel de seda e rasgar o papel.

3. Preparação

Antes de trabalhar, é melhor passar o tule / organza. É conveniente cobrir a superfície de trabalho com tecido de algodão passado, para que o tecido da cortina deslize menos.

4. Salvando a borda inferior processada

Se o tecido adquirido para a cortina tiver um material de ponderação especial ou acabamento decorativo que você deseja manter, retire a cortina apenas nas laterais. Ajuste o comprimento das cortinas de cima. Leia sobre como escolher o comprimento da cortina e costurar na fita da cortina aqui.


Como escolher e costurar uma fita cortina: master class + video


Como bainha de um tule: master class

Você precisará de:

- tesouras;

- tópicos;

- máquina de costura;

- uma agulha manual;

- possivelmente - alfinetes de ferro.

Sequência de trabalho:

1. Primeiro, alinhe e orla as laterais da cortina. No caso do tule, organza, é conveniente forçar uma única linha de tecido com uma agulha, esticá-lo por todo o comprimento e aparar a cortina ao longo do caminho resultante.

2. Você pode dobrar as bordas laterais para dentro 1 cm duas vezes e costurar.

3. Também é bom bordar cortinas de tecidos finos com uma costura de Moscou. É realizada da seguinte forma: primeiro, a borda da cortina deve ser girada 1 cm para dentro 1 vez e costurada, 1 mm para trás a partir da bainha. Em seguida, apare a borda livre da bainha. Agora vire a borda mais uma vez para dentro e costure novamente.

4. Agora você precisa bainha na parte inferior das cortinas. Você pode dobrá-lo com a mesma costura de Moscou, ao costurar os lados. Ou - amplie a barra um pouco mais e faça a dobragem dupla (consulte o parágrafo 2).

5. Outra opção para processar o fundo dessas cortinas é processá-las com uma ampla costura de Moscou. Gire a borda inferior da cortina para dentro uma vez pelo comprimento desejado da bainha (neste caso, 2,5 cm). Por fidelidade, você pode fixar a porta com alfinetes ou usar um ferro de passar - ou verificar regularmente a largura da bainha. Coloque o ponto para trás a partir de uma dobra de 1 mm. Nesse caso, não corte a borda, mas dobre-a novamente para dentro (a linha anterior fará uma dobra uniforme e a borda do tecido o ajudará a navegar pela largura da bainha) e costure-a. Faça pontos no início e no final da linha.

6. Resta processar a borda superior e costurar a fita da cortina. Dobre a borda superior até a largura desejada, dobre a borda da fita (veja a foto). Prenda a fita com pinos. Costure a fita primeiro na parte superior e depois na borda inferior. Se a fita for larga, costure novamente no centro. O principal é não costurar os cabos com os quais a fita está indo. Faça pontos no início e no final dos pontos.


Como bainha as cortinas: master class + video + life hacks


Mais detalhes - no vídeo:

Pin
Send
Share
Send