Quatro modelos diferentes de lambrequim - com sopros, arqueados, rígidos e agarrados - em nossa seleção de master classes.
O que é lambrequin?
Lambrequin é uma faixa horizontal em uma composição de cortina que decora uma abertura de janela (assim como uma porta ou arco). Os lambrequins desempenham uma função decorativa - para decorar a abertura da janela e a composição das cortinas, e prático - por exemplo, eles podem ocultar a haste da cortina e proteger contra correntes de ar.
Lambrequins são:
- moles - são costurados a partir de tecidos, usando dobras e cortinas, decorados com borlas e assim por diante;
- rígida - para sua fabricação é necessária uma base rígida;
- combinados - combinam elementos de lambrequins macios e duros.
Lambrequins macios são divididos em muitos tipos diferentes, dependendo da forma, tamanho, quantidade e "organização" das dobras, cada uma com suas próprias características de fabricação.
Para aprender a costurar variedades complexas de alta qualidade de lambrequins, você precisa gastar muito tempo - essa arte provavelmente não é para iniciantes. Mas alguns tipos simples de lambrequins podem ser costurados por iniciantes.
Foto: pinterest.com
Como bainha de cortinas: master class + video + life hacks
Lambrequim macio com puffs: master class
O lambrequin com baforadas é bastante fácil de costurar, mas parece espetacular.
Você precisará de:
- tecido para lambrequim;
- fita cortina larga;
- papelão para moldes;
- régua e giz de cera;
- trança com franja ou borlas;
- agulha para costura manual e linha na cor do tecido;
- máquina de costura;
- tesouras;
- ferro.
Cortinas romanas DIY: 3 master classes de complexidade variada
Passo 1
Decida o comprimento e a largura do seu lambrequin. O fator de construção deste lambrequin é 2,5. O tamanho da cornija neste exemplo é de 1,3 m. Assim, a largura do lambrequin será de 3,3 m. Escolha o comprimento do lambrequin ao seu gosto, seguindo também a regra: o comprimento do lambrequin deve ser de 1/5-1 / 6 do comprimento das cortinas. Considere também a altura dos puffs: eles encurtarão um pouco o lambrequin. Nesse caso, o comprimento da sanefa é de cerca de 70 cm.
Passo 2
Aqueça o tecido úmido para que não encolha e não se deforme mais tarde. Nesse caso, esse tratamento consiste em passar com vapor, mas geralmente depende do tipo de tecido que você escolheu. Como conduzir o tratamento por calor úmido de diferentes tecidos, leia aqui em detalhes.
Em seguida, corte a parte do lambrequin. Trabalhe os lados curtos da peça dobrando-a e costurando-a na máquina.
Etapa 3
Faça três espaços em branco de papelão: tiras de 8 cm, 15 cm e 18 cm de largura.
Passo 4
Coloque a parte do lambrequim na superfície de trabalho com o lado errado para cima. Anexe um padrão de 8 centímetros ao lado comprido e, puxando-o para a frente, desenhe uma linha rasa ao longo de todo o comprimento.
Etapa 5
Agora, usando um modelo de 18 centímetros, desenhe outra linha em paralelo ao longo da parte do lambrequin. Repita mais 2 vezes. Você deve obter 4 faixas com uma largura de 8 cm, 18, 18 e 18 cm.
Etapa 6
Agora, usando um modelo de 15 centímetros, desenhe linhas perpendiculares às linhas existentes em toda a largura do lambrequin. Ele deve sair para que toda a superfície do lambrequin seja desenhada em retângulos.
Etapa 7
Agora marque as diagonais dos retângulos de acordo com o esquema.
Etapa 8
Com uma agulha e linha, fixe as seções de tecido de acordo com o padrão, formando sopros. Repita com todos os retângulos marcados com diagonais. Aperte bem cada sopro.
Etapa 9
Costure a trança com franja na parte da frente da sanefa em um de seus lados compridos. Se o tecido estiver espalhado, antes disso, você poderá processar a borda dobrando e costurando a máquina.
Etapa 10
Agora costure a fita da cortina no outro lado comprido da sanefa. Leia mais sobre como escolher e costurar uma fita de cortina, leia aqui.
Etapa 11
Ele permanece, puxando os cabos da fita, colete o lambrequin e pendure-o.
Foto e fonte: amazingajmer.com
Como costurar cortinas com as próprias mãos: oficinas simples e idéias interessantes
Lambrequin com captadores: master class
Este vídeo explica claramente e em detalhes como criar um padrão e costurar um lambrequin com captadores.
Cortinas DIY em grommets
Arco lambrequin: master class
Uma das opções mais fáceis e versáteis.
Você precisará de:
- tecido para lambrequim;
- embutimento inclinado de cor adequada;
- fita cortina;
- máquina de costura e linha;
- GIS de cera;
- tesouras;
- centímetro;
- papel, lápis e régua para criar padrões.
Passo 1
Construa um padrão. Para fazer isso, meça o comprimento da sua cornija e multiplique esse valor pelo coeficiente de montagem. Esse coeficiente precisa ser tomado quanto mais dobras magníficas você planeja fazer em um lambrequin. Para tecidos finos e bem cobertos, o coeficiente de montagem pode ser maior, para denso e pesado - menos. Normalmente, esse coeficiente é de 1,5 a 3,5. Se você usar uma fita de cortina padrão, geralmente o fator de construção é 2. O comprimento da cornija deve ser multiplicado pelo fator de construção e adicionar 10 cm para processar as bordas. Tome as medidas restantes a seu gosto. Crie um padrão semelhante ao exemplo na figura.
Passo 2
Dobre o tecido lambrequin ao meio e transfira o padrão para o tecido. Adicione 1 cm de costura e corte a parte do lambrequin.
Etapa 3
Embutimento oblíquo processa toda a parte do lambrequin ao redor do perímetro.
Passo 4
Costure a fita da cortina por dentro, ao longo da borda superior da sanefa.
Etapa 5
Resta coletar o lambrequin, puxando os cabos na fita da cortina e pendurando-o.
Foto e fonte: pinterest.com
Sanefa dura: master class
Esse lambrequim pode ser fabricado com o mesmo tecido que as cortinas - então ele age como um elemento decorativo e decora a janela e a composição. Você também pode usar o solo dele, como no caso acima: aqui o lambrequin faz a abertura da janela, além disso - protege um pouco da luz solar.
Você precisará de:
- tecido para lambrequim;
- uma base rígida para um lambrequim (são usados painéis de plástico aqui, que podem ser comprados em uma loja de ferragens);
- faca de tábua de pão;
- régua;
- tesouras;
- cola forte (para plástico);
- fita adesiva larga;
- cola para tecido;
- inverno fino sintético.
Passo 1
Decida a largura e o comprimento do lambrequin. Bem, se for um pouco mais largo que a abertura da janela. Escolha a altura ao seu gosto.
Passo 2
Usando uma faca de tábua de pão e uma régua, corte um pedaço de plástico do comprimento e largura desejados. Se o painel não for longo o suficiente, você pode colar dois painéis juntos, prendendo-os por dentro, como mostra a foto.
Etapa 3
Recorte de plástico e cola, como mostrado na foto, nas laterais do lambrequin.
Passo 4
Coloque o tecido de cabeça para baixo sobre a mesa, depois o inverno sintético, depois a base rígida do lambrequim. Enrole as bordas do tecido e cole-as.
Etapa 5
Corte um retângulo do tecido e, dobrando as bordas, cole o lambrequin no interior.
Etapa 6
Resta anexar o lambrequim acabado à parede. Para fazer isso, você pode usar, por exemplo, suportes e parafusos em forma de L.
Foto e fonte: emkayne.com