Modelos de alta costura são sempre caros. Mas o preço é devido não apenas à marca mundialmente famosa. Um componente importante do alto preço é a habilidade do designer e de toda a equipe.
O trabalho meticuloso do designer de moda na criação de uma obra-prima única inclui muitas técnicas de design, que acabam dotando o produto final com características distintas que o definem como um produto de alta costura.
Mas o que está escondido por dentro?
✂ Antes de tudo, são tecidos da melhor qualidade, geralmente feitos com mão de obra manual e sem análogos.
✂ Extrema atenção aos detalhes.
Fit Ajuste único.
Identity Identidade corporativa e acessórios.
Finish Acabamento decorativo exclusivo dos produtos.
✂ E, é claro, a execução de etapas individuais manualmente pelos mestres de seu ofício.
Obviamente, é difícil competir com a exclusividade de tal abordagem, mas certamente é possível e necessário aplicar alguns métodos de costura de alta costura para alcançar o resultado perfeito.
1. Faça um layout
Seja o desenho de um novo modelo, desenhado no papel ou na imaginação de um estilista, a primeira coisa que ele cria é o layout.
Use a mesma técnica para novos padrões e produtos complexos - primeiro costure um modelo do produto futuro. Faça todos os ajustes nele. E somente depois disso, corte o produto no tecido principal.
Transfira as alterações do layout para o padrão de papel ou use o layout ajustado como padrão.
2. Marcação da linha
Ao transferir os contornos dos detalhes do padrão para o tecido, não se esqueça de transferir as linhas de captação, a linha média da frente e de trás, as linhas de dobra das lapelas, as entradas para os bolsos, laços, etc. Assim como todos os entalhes e marcas para combinar as peças.
Os costureiros realizam marcações e marcações com a ajuda de informantes (pontos de cópia) e também indicam todas as linhas necessárias nos detalhes do padrão com grandes pontos de alinhavo. Para o ajuste de um manequim, geralmente é usado giz sob medida.
Esse é um método de marcação bastante demorado, mas garante a ausência de traços que os lápis e marcadores podem deixar.
Métodos para marcar os detalhes do padrão no tecido
3. Duplicação de peças
Para que os detalhes do produto acabado mantenham sua forma e estabilizem certos tipos de tecidos, eles são duplicados com materiais especiais. Nos modelos de alta costura e nos ateliês particulares, os alfaiates de alta classe usam apenas tecnologias sem cola. As peças a serem reforçadas são acolchoadas manualmente.
A principal diferença entre esse método e a tecnologia adesiva usual é que o tecido no produto final mantém sua forma, mas ao mesmo tempo mantém sua plasticidade, o que enfatiza a imponência do mestre.
Réplica Chanel: como costurar um vestido de Karl Lagerfeld
4. Acabamento manual
Detalhes de acabamento com pontos decorativos, bainhas cegas, presilhas, conectando o revestimento ao produto manualmente - produtos de alta costura não são incomuns. O uso de tais elementos na costura enfatizará o nível de sua habilidade.
Muitos alfaiates amadores estão felizes em usar esses métodos.
Bainha falsa na parte inferior do produto
Foto: BurdaStyle.ru; craftsy.com