Criação

Macramé: como uma técnica esquecida voltou triunfantemente ao topo do bordado

Pin
Send
Share
Send

Hoje, painéis e outras decorações em macramê são uma das tendências do artesanato para o lar. Recordamos a história do macramé e observamos exemplos contemporâneos inspiradores.

modernmacrame.com

Da história do macramé

thefernseed.com

A essência da técnica macramé é a tecelagem nodular de um cordão ou fios grossos: os nós atados de maneiras diferentes compõem vários padrões. Portanto, podemos assumir que a história do macramê começou quando as pessoas aprenderam a dar nós - mais provavelmente milhares do que há centenas de anos atrás.

eventbrite.com.au

As fontes do macramê incluem a escrita nodular, a ciência de tecer redes de pesca e tricotar nós marinhos. O uso da tecelagem com nós como forma de criar acessórios, jóias e decoração para roupas começou por volta do século XIV. O interesse pela tecnologia aumentou ou diminuiu, mas gradualmente os produtos de macramê e esse tipo de bordado, como forma de gastar tempo, se tornaram cada vez mais populares. O século 18 é chamado a Idade de Ouro do Macrame na Europa Ocidental. Depois, usando essa técnica, começaram a criar não apenas decoração de roupas, mas também itens de interior, como toalhas de mesa, colchas, abajures, redes. O nome "macrame" em si foi anexado a esse tipo de bordado por volta do século XIX. Existem versões da origem árabe e turca da palavra, que denota diferentes tipos de trabalho e produtos relacionados à tecelagem e franjas.

mineralogydesign.com

A técnica chegou ao nosso país mais tarde, no final do século XIX - início do século XX, através dos estados bálticos. Macrame experimentou um florescimento especial nos anos 1970-80. As agulhas soviéticas fizeram uma variedade de coisas nessa técnica - de colarinhos, cintos de tecido, óculos, vasos de flores a painéis em larga escala, tapetes e colchas. Brochuras e livros foram publicados, master classes foram publicadas em revistas e aulas de tecelagem foram organizadas nas escolas. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, no entanto, o macram, em nosso país e no mundo, foi esquecido um pouco. Até recentemente, apenas entusiastas estavam envolvidos. Mas os altos e baixos da popularidade do macramê experimentaram mais de uma vez, e novamente aconteceu da mesma maneira - nem duas décadas se passaram e eles se lembraram novamente.


Macramê de estilo retro DIY


Macramê moderno

modernmacrame.com

Hoje, o macrame está novamente no topo do bordado. Desta vez, a técnica retornou principalmente como uma maneira de criar decoração para a casa, principalmente painéis decorativos. Além disso, usando a técnica de macramê, ainda são feitos vasos de flores, colchas, abajures, cortinas para janelas ou portas, redes e assentos para cadeiras, capas para almofadas decorativas, telas, tapetes etc.

keepitchic.com

typicoh.pw

Os produtos macramê mais populares atualmente ainda são painéis. E se antes, nos mesmos anos 80, os painéis eram feitos, em regra, simétricos, do padrão correto, então tudo é possível no macram moderno. Simetria clássica e irregularidade deliberada, uso de contas de madeira tradicionais e elementos inesperados, como pedaços grossos de corda ou peças de metal, tecendo a partir de cordões da mesma cor e multicoloridos, incluindo fios e tecidos na tecelagem, criando obras semelhantes a pinturas e objetos de arte - um novo macrame ressuscitado constantemente mudando e atualizando.


Como criar conforto em casa: 10 maneiras fáceis


Usando Macrame no Interior: Dicas de Design

modernmacrame.com

* A decoração em macramê é boa para interiores no estilo boho, country, eco-style.

modernmacrame.com

* Para estilos loft, minimalismo e scandi, é melhor não usar mais de um ou dois na mesma sala, no máximo - três coisas tradicionais nessa técnica. Se as coisas são relevantes, originais e capazes de suportar um interior moderno, essa restrição pode ser desnecessária.

andreasnotebook.com

* Outro conselho para interiores concisos: nessas coisas, não pequenos objetos de macrame parecem bons, mas objetos de grande escala, por exemplo, cortinas nas janelas, carpetes, colchas, painéis incomuns. Nesses casos, é melhor insistir em 1-2 itens grandes.

marketcore.top

* Pequenas coisas na técnica tradicional (vasos de flores, pequenos painéis, travesseiros, especialmente um pouco juntos e especialmente com franjas ricas) dão ao interior um toque de romance e são bem adequadas, por exemplo, para o quarto de uma menina ou senhora adequadamente configurada.

amatterofstyle.eu

* Ao mesmo tempo, as coisas de macramê são capazes de parecer estrita e brutalmente. Para alcançar esse efeito, é melhor usar material da mesma cor, nós do mesmo tipo, padrões / padrões geométricos simples e formas grandes e / ou simples.

Mais alguns exemplos de inspiração:

aspiremetro.com

modernmacrame.com

decoredo.com

cassiefairy.com

macromacrame.com

lifeathome.ch

thespruce.com

home-designing.com

homedit.com

mymodernmet.com

designrulz.com

amara.com

bloglovin.com

meininger-hotels.com

oh-yeah-atelier.de

idealdriveways.com

theknottedtouch.co.uk

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Macramé para Iniciantes Peça linda #macrame #macrameparainiciantes (Novembro 2024).