Com a ajuda desses ornamentos simples, você pode decorar não apenas itens de interiores, começando pelas cortinas e terminando com uma toalha de mesa, mas também roupas - até os iniciantes podem lidar com esses pontos decorativos!
Até a costura decorativa mais simples, por exemplo, bordada na bainha de um vestido, pode se tornar uma decoração real e o destaque de uma coisa. Ao mesmo tempo, as costureiras não exigem nenhuma habilidade especial de bordar - todas são bordadas de acordo com um determinado padrão, que só precisa ser cuidadosamente repetido.
Hoje vamos conhecê-lo melhor com três costuras diferentes, adicionalmente decoradas com miçangas.
Master class: como fazer bordados prontos em uma bolsa de cosméticos
1. Abra a costura de Creta com contas
Acredita-se que a costura de Creta e suas muitas variedades tenham se originado na ilha de Creta, onde são usadas para decorar trajes nacionais e outros produtos têxteis.
Antes de tudo, com a ajuda de um marcador solúvel em água, marcamos a largura desejada da costura. Se você tem um bom olho, pode facilmente fazer sem marcações adicionais e, em tecidos com uma trama uniforme de linhas, basta contar as linhas de urdidura para cumprir o comprimento dos pontos.
Removemos a agulha no meio, enfiamos uma conta e fazemos um laço, passando a linha de trabalho sob a agulha.
Em seguida, removemos a agulha no ponto superior e repetimos os mesmos passos.
20 idéias de bordados feitos à mão para camisetas que você vai querer repetir
2. Costura semi-loop com um acessório e miçangas
Na aparência, eu realmente quero chamar esse shovchik de “espinha de peixe”, mas na verdade esse nome tem uma costura ligeiramente diferente, embora semelhante. Antes de tudo, marque a largura da costura e o meio. Deve-se ter em mente que a largura da costura depende diretamente da quantidade de contas usadas - se isso não parecer completamente claro, verifique primeiro o próximo passo.
Desenhamos uma agulha no ponto superior direito, cordas seis (ou mais, se desejado, mas com um número par) de contas e, em seguida, fazemos uma punção da agulha do ponto inferior direito para o meio. Nesse caso, dividimos as contas ao meio para que no futuro o anexo fique exatamente no meio. Costuramos - um ponto reto exatamente no meio.
Como você pode ver, as contas estão firmemente, sem folgas, pois seu número corresponde à largura da costura. Se as contas forem menores e o ponto for mais longo, a costura parecerá menos esteticamente agradável.
Como fazer e colorir fitas para bordar
3. Um laço com um acessório decorado com miçangas e emaranhado
Na versão anterior, usamos um meio-loop, neste tentaremos um completo!
Delineamos uma linha reta, desenhamos a agulha no ponto inicial e fazemos um loop, introduzindo a agulha no ponto da primeira punção e levando ao comprimento desejado do ponto.
Em seguida, amarre uma conta e faça um pequeno anexo.
Executamos esses loops únicos com um anexo a uma distância igual um do outro e vamos para o emaranhado. Nesse caso, o emaranhado consiste em dois encadeamentos livres, fixados apenas no início e no final da linha. Eles vão em ondas, passando sob os laços com um anexo.
Deve-se ter em mente que, quanto mais soltas as linhas torcidas, maior o risco de uma trava ao usar objetos decorados com este bordado - como a linha não é fixa ao longo do comprimento principal, você pode pegá-la facilmente e até puxá-la um pouco. Também pode ser facilmente endireitado e retornado à sua posição anterior, mas, no entanto, se você bordar, por exemplo, em roupas onde a probabilidade de uma embreagem pode ser alta, vale a pena fixar adicionalmente os fios de entrelaçamento usando monofilamento. Prendedores invisíveis e arrumados podem ser feitos nos locais em que os fios de entrelaçamento se cruzam sob um laço com um acessório. Portanto, você terá certeza de que o bordado não será danificado, mesmo no caso de uma pista.
Linha DMC Étoile Mouline: visão geral de linhas e oficina de bordados