Por trás desse termo em inglês existe um mundo inteiro no qual a fantasia não conhece fronteiras, e a habilidade e a destreza de seus dedos são equivalentes à mágica.
Foto: Viktor & Rolf, Yulia YaninaA frase manipulação de tecido se traduz literalmente como "manipulação de tecido", mas você deve admitir que parece incompreensível e não muito elegante. No idioma russo, não há um análogo completo para esse termo, embora as seções incluídas nele sejam bem conhecidas por todos nós.
Então, o que está incluído no conceito de manipulação de tecidos? Absolutamente todos os métodos de transformação, texturização, modelagem, design e alteração de tecidos que permitem criar um resultado personalizado e geralmente mais volumétrico.
Foto: LeAnne Marshall, MoMooieMuitos se lembram com razão do método de tatuagem, que no processo de viver trabalhando com tecido permite criar uma ampla variedade de formas, sem exagero, esculturas reais! Este método é usado em todas as casas de moda como uma síntese da modelagem criativa e do pensamento arquitetônico e de engenharia. É seguro dizer que este é um dos exemplos mais comuns das chamadas "manipulações de tecidos", mas está longe de ser o único.
Desenhando roupas em um manequim
Foto: Kei Ninomiya, Issey Miyake
Origami de tecido e várias baforadas figuradas compartilham o segundo lugar. Usando pitadas inteligentes e dobras bem estruturadas, os designers criam designs incríveis!
Master class Confecção de colchas com mangas de Maria Burnashova
Foto: Yohji Yamamoto, Museu Nacional de Design
A arte sutil de plissar desempenha um papel enorme: às vezes, olhando algumas obras, é difícil acreditar que o tecido esteja na sua frente!
Foto: SchiaparelliTambém na lista das técnicas de manipulação de tecidos mais populares, existem vários tipos de apliques e bordados, por exemplo, a técnica trapunto, que permite criar padrões volumétricos impressos.
Como fazer uma aplicação de cola quente a partir de tecido
Foto: Alice McCall, Doo. Ri
Usando um laser, você pode transformar o tecido de uma maneira incrível: padrões e tecidos complexos parecem incrivelmente impressionantes!
Foto: Chanel, Casa do ValorQualquer um pode dominar a arte de manipular tecidos, especialmente porque muitos de nós já têm experiência: alguém gosta de sopros, alguém tentou modelar um manequim, alguém conhece várias técnicas do origami têxtil. Aqueles que estão interessados em manipulação de tecidos e sabem inglês podem ser aconselhados a comprar o livro apropriado, que é bastante usado nas livrarias estrangeiras.
Foto: A Pequena Agência, KriKor JabotianMas quem quer ser capaz de fazer isso sozinho, pouco a pouco, reúne o conhecimento necessário e aumenta seu nível de habilidade. Por exemplo, você pode começar dominando o plissado!
Fazendo um plissado direto em casa