Os óleos essenciais são presentes únicos da natureza. Suas propriedades úteis tornaram-se disponíveis graças aos cosméticos - óleos para cabelos, corpo, rosto e até para limpeza.
De fato, os óleos são utilizados nos cuidados com a pele há mais de um milênio. Em muitas receitas cosméticas tradicionais, elas servem de base. Alguns óleos essenciais não podem ser usados na forma pura. Algumas gotas são dissolvidas em óleo, creme ou xampu. O gergelim e o óleo de coco são mais frequentemente usados como componentes básicos, pois esses óleos são confortáveis para a pele.
PARA O CARA
Os óleos essenciais são os líderes indiscutíveis. Eles não têm menos oportunidades do que peptídeos de alta tecnologia, retinol ou ácido hialurônico. Eles cuidam, hidratam, nutrem e, até certo ponto, têm um efeito curativo. Para misturá-los adequadamente e adicioná-los ao creme ou óleo de base, você precisa da ajuda de um cosmetologista. Elixires ou cremes aromáticos com óleos essenciais são muito mais seguros. Para esses produtos, existe até um ritual de aplicação especial que ajuda os músculos do rosto a relaxar. Obviamente, cada marca oferece seu próprio ritual, mas a essência é a mesma: É preciso pingar algumas gotas de óleo, creme ou elixir na palma da mão, esfregar e depois inalar o aroma e espalhar com os dedos pelo rosto, pressionando os pontos ativos.
O efeito dos óleos na pele tem vários efeitos benéficos:
Óleos camelina, amêndoa, noz e abacate australiano, ômega-3s, 6s e 9s ricos se dão muito bem com rugas e pele flácida.
Óleos jacarandá e tea tree, incenso e gerânio salvar da acne e normalizar a atividade das glândulas sebáceas.
Óleos cipreste, caroço de damasco, néroli, açafrão e rosas saturar a pele sensível e desidratada com umidade e óleos camomila, flor de laranjeira e lavanda reduza sua sensibilidade.
Para gorduras em cosméticos (e estamos falando de óleos!) A atitude não foi muito amigável. Mas se for baseado em óleos vegetais naturais, o produto não representa um risco de acne e manchas pretas. Não há absolutamente nenhuma necessidade de se preocupar com isso se os óleos essenciais predominam na composição do produto. Porque o mecanismo de ação dos óleos essenciais é completamente diferente daquele dos óleos vegetais. Mas se os óleos básicos são sintéticos, por exemplo minerais, o produto se torna arriscado.
PARA O CORPO
O óleo corporal hidrata perfeitamente a pele e restaura o tom. Depois do banho, o óleo corporal substitui perfeitamente o hidratante. Mas se você esfregar na pele, por exemplo, azeite puro, existe o risco de deixar manchas gordurosas nas roupas. Portanto, as empresas de cosméticos estão desenvolvendo tecnologias para trazer à pele todos os nutrientes dos óleos, mas não deixam um filme oleoso.
É principalmente sobre a combinação certa de diferentes tipos de óleos,que possibilitam a obtenção de uma versão “seca”: são facilitados os óleos vegetais básicos, que transformam o produto em uma fórmula sedosa e de rápida penetração. Essas combinações corporais incluem óleos anis e vetiver para resiliência, laranja e toranja - reduzir a "casca de laranja", petitgrain e jacarandá - para a prevenção e redução de estrias.
SALTO ALTO
Os amantes do salto alto sabem o que é fadiga nos pés à noite. Lida com esse problema e também hidrata bem a pele e suaviza os pés da misturaazeite e sal marinho.
Combine três xícaras de azeite e um saco de sal marinho sem sabor. Coloque a massa resultante na geladeira. Use à noite: despeje a massa em uma bacia e mergulhe os pés nela por 5 a 10 minutos.
LIMPEZA
Os óleos de limpeza removem facilmente a maquiagem, mesmo persistente, e removem a sujeira também. Eles apareceram como uma alternativa ao leite, espuma e outros removedores de maquiagem há vários anos. E, a princípio, ficaram perplexos - como você pode remover os contaminantes da pele com a ajuda do óleo graxo? No entanto, estamos falando de tecnologias modernas que não permitem que o óleo deixe um filme oleoso. Ao mesmo tempo, os óleos de limpeza dissolvem graxa e impurezas na superfície da pele e, graças à sua textura deslizante, são facilmente removidos. A pele permanece macia e suave.
Você pode usar óleos de limpeza como desejar: com ou sem água. A diferença estará na consistência: quando em contato com a pele, os produtos à base de óleo se transformam em óleo e com água - em leite suave.
ÓLEO DE ARGAN
Entre todos os óleos atualmente disponíveis no mercado, argan - líder em cabelos e cuidados com a pele.A lista de suas vantagens inclui suavização de rugas, restauração após o sol, prevenção de estrias, fortalecimento capilar. Na composição, é várias vezes mais rico em vitamina E do que na azeitona. Pegue nos frutos da árvore de Argan, muito parecidos com as azeitonas. Esta árvore cresce apenas em Marrocos. E a prova de seu valor nutricional são frequentemente as imagens de uma árvore esparramada, cheia de ... cabras. Esses animais gostam de comer folhas de argan. Obter são necessários apenas dois litros de óleo de argan, 100 kg de frutas, e o meu exclusivamente à mão. Portanto, muitos anos óleo de argan considerado acessível apenas a nobres ou estrelas.
OPINIÃO DE UM 'EXPERT
Tatyana Puchkova, candidata a ciências biológicas, presidente da Sociedade Nacional de Químicos Cosméticos da Rússia, presidente do conselho da Associação Russa de Perfumaria e Cosméticos, compartilhou sua opinião.
Ao criar cosméticos à base de óleo, algumas empresas usam a tecnologia de óleo batido. Na textura, parece um creme, mas quando aplicado na pele, ele se transforma em um óleo muito suave.
Para remover a maquiagem, o óleo hidrofílico é mais usado. É aplicado na pele seca com movimentos leves de massagem. Em seguida, as mãos são umedecidas com água morna e continuam uma leve massagem. O óleo se transforma em uma emulsão branca e é gradualmente lavado da pele.
Uma garrafa com um produto à base de óleo de argan não é 100% de óleo de argan. Nos laboratórios, grandes moléculas são decompostas em muitas partículas e adicionadas aos produtos para os cabelos.Isso é suficiente para que o óleo não assente na superfície dos cabelos, mas preencha as áreas danificadas.
O artigo foi publicado com base nos materiais da revista "Bons conselhos" 02/2013
Foto: Legion-Media; Okea / Fotolia.com; A. Platonov / Bildfabrik