Criação

Evolução do vestido: da história das coisas

Pin
Send
Share
Send

Em nossa curta excursão - a história do vestido como palavras e conceitos + imagens que ilustram os estágios da "evolução" do vestido.

Vestido: a origem da palavra

Foto: 2tout2rien.fr

Primeiro, sobre a etimologia, isto é, sobre a origem da palavra.

A palavra moderna "vestido" vem do russo antigo "payѥ", que significa "roupas". "Pagamento" é formado a partir de "pagamento" ou "taxas". “Plat”, por sua vez, significa não apenas “cachecol” (não o significado mais comumente usado na linguagem moderna), mas também “um grande pedaço de tela ou tela”. Assim, "vestido" e "xale" são palavras relacionadas. Os cientistas relatam que a palavra "vestido" foi formada a partir de "tábuas" de acordo com o mesmo princípio que o plural da palavra "irmãos" de "irmão": ou seja, um "vestido" é algo feito ou montado a partir de várias "tábuas" pedaços de tecido.


A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos


Traje: a história e evolução do conceito

Foto: nidubhchair.tumblr.com

Ao pronunciar um "vestido" hoje, na maioria das vezes queremos dizer uma coisa muito definida: o assunto do guarda-roupa de uma mulher com um corpete e uma saia (o resto é opcional). Enquanto isso, a palavra "vestido", em princípio, significava qualquer roupa usada sobre ela, tanto masculina quanto feminina, mais recentemente, há várias décadas. Por exemplo, os dicionários explicativos de Ushakov e Ozhegov fornecem ambos os conceitos como equivalentes: vestir-se como uma roupa exclusivamente feminina e vestir-se como uma designação coletiva de roupas em geral.Talvez o segundo significado pareça um pouco antiquado hoje, mas até agora foi reconhecido como um "trabalhador" ... Mesmo no início e meados do século passado, era bem possível encontrar, por exemplo, a placa da loja "Vestido masculino e feminino" - é claro, isso significava roupas como um general conceito. Ao mesmo tempo, no início de sua existência, um vestido - roupas inteiras com blusa e saia - era usado por homens e mulheres.

Vestidos vs calças: evolução do milênio

Foto: pinterest.co.uk/ccthebooknerd

Acredita-se que o vestido "cresceu" a partir de mantos e envoltórios antigos. O primeiro protótipo do vestido apareceu na Grécia Antiga: dois pedaços de tecido foram presos com alfinetes nos ombros e um cinto na cintura. Os bizantinos chegaram primeiro a vestimentas com mangas cheias. Inicialmente, todos usavam vestidos (incluindo o vestido russo primordial, eram roupas femininas e masculinas). As calças existiam em princípio, mas eram roupas "especializadas" para quem andava muito (os mesmos romanos antigos consideravam que roupas com pernas de calças eram "bárbaras", relacionadas à cultura dos bárbaros). Os homens começaram a se vestir a granel, de vestidos a calças apenas na Idade Média - é exatamente nesse momento que se pode considerar o nascimento de um vestido como uma aproximação aos conceitos modernos.

Alguns momentos da evolução dos vestidos femininos, séculos XII-XXI.

Foto: lilsuika.deviantart.com


A história do manequim: de um ídolo de madeira a um objeto de arte


O vestido tornou-se um guarda-roupa exclusivamente feminino desde o século XV. É característico que foi então que começou a mudar significativamente e se tornou mais complicado - em geral, de um jeito ou de outro, para ser decorado. Nos séculos XVI-XVII, espartilhos, saias e mangas bufantes entraram em moda.O barroco teatral do século XVIII foi substituído por um rococó mais claro, depois de outros cem anos silhuetas mais simples voltaram à moda. As molduras dos vestidos começaram a clarear, mas as crinolinas, túneis, anáguas tornaram as roupas bastante "desajeitadas" e complicadas.

A revolução aconteceu no século XX: a princípio, os vestidos foram libertados da parte superior do espartilho e de muitas saias inferiores, depois o comprimento começou a diminuir. A princípio, até a demonstração dos tornozelos fez uma sensação, mas na década de 1920 os vestidos chegaram ao joelho e um pouco mais alto.

Foto: lolita-wardrobe.tumblr.com, 2tout2rien.fr, pinterest.co.uk/ramneekkaurofficial

Em 1926, um pequeno vestido preto apareceu - foi inventado por Coco Chanel. Nos anos 40, saias exuberantes e mangas de lanterna estavam na moda. Durante as guerras mundiais, os vestidos eram simples, até o joelho, em uma silhueta retangular. Feminilidade e elegância voltaram à moda com um novo visual após a guerra, graças a Christian Dior. Nos anos 50, os vestidos de coquetel se espalharam. Os anos 60 trouxeram mini vestidos, os anos 70 trouxeram estilos hippie e disco, e os anos 80 trouxeram pop art e geométrica. Desde os anos 90, a moda de vestidos deixou de ser tão inequívoca. Nas últimas três décadas, um vestido em estilo retrô pode estar na moda, além de completamente moderno, longo e super curto.

A história da arte na história dos vestidos: o século XX

Foto: pinterest.co.uk/pacforkids

Pin
Send
Share
Send