Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
“De alta costura”, “pressa e porte”, “resort”, “com falta” - palavras completamente incompreensíveis! Mas se você costura e segue a moda, eles devem se tornar "nativos".
As coleções de "reputação" consistem em modelos artesanais (não menos de 70%, mas geralmente 100%) da mais alta qualidade, incluindo tecidos, acabamentos, joias e acessórios exclusivos. Criadas pelos principais costureiros (designers) com nomes mundialmente famosos: as marcas de moda mais bem-sucedidas estabelecem as principais tendências da moda internacional. Como regra, esses são modelos para um círculo estreito de aristocratas da moda, para quem um vestido de alta costura no valor de mais de US $ 100 mil é uma compra regular.
Pelo menos 25 modelos devem ser apresentados em cada coleção de alta costura; é impossível perder um desfile na High Fashion Week. Casas de moda como Chanel, Dior, Christian Lacroix, Givenchy, Jean Paul Gaultier e Emanuel Ungaro abrem as estações. Além dessas Casas, os membros correspondentes da Associação de Alta Costura de Paris (aquelas que atendem a todos os requisitos dos desfiles, mas estão localizadas fora de Paris, como Armani, Versace, Valentino, Valentin Yudashkin) e membros convidados (Casas que criam modelos em Estilo High Fashion, mas não atendem plenamente aos requisitos do Sindicato e, portanto, são simplesmente chamados de "alta costura").
Colecções Pret-a-porter (Pronto-a-vestir, "roupas prontas para vender", "moda em massa", anteriormente confecção, "vestidos prontos"), como o nome indica, são projetados para uma gama maior de fashionistas. Eles são exibidos em outras semanas da moda, também realizadas duas vezes por ano, na primavera (em março) e no outono (em outubro) em Londres, Milão, Nova York, Berlim, Barcelona, Moscou etc. Depois dos desfiles, são vendidos em butiques, Casas de moda, lojas de departamento. A propósito, o nome "coleção de moda de massa" não é acidental - é a partir daqui que as tendências se enraízam com mais freqüência no famoso "estilo de rua" - moda de rua, graças à Internet.
A primeira coleção de pret, enquanto o porto foi exibido em 1966 por Yves Saint Laurent, convenceu que as roupas de alta costura não atendiam às necessidades das massas e logo deixariam de existir. O grande costureiro estava parcialmente certo: os desfiles de alta costura continuaram com sucesso variável, enquanto os desfiles, enquanto o porto, se tornou o pódio de inúmeros jovens designers. Ao mesmo tempo, os shows estão correndo, e o porto está atraindo muito mais espectadores e atraindo mais atenção na imprensa e na Internet. E as marcas de moda obtêm muito mais lucro com essas coleções - afinal, essa coleção é mais barata, não apenas em termos de custos de material, não há muito trabalho manual, mas o corte é feito de acordo com padrões padrão.
Entre as coleções apressadas, há uma categoria de pret-a-porter de lux no porto - esses são os modelos de marca mais caros, um pré-requisito para criar essa coleção é que o designer tenha uma boutique de monomarca. As coleções Pret-a-Porter podem vender seus produtos através de boutiques multimarcas (Zara, Mango, H&M, TopShop).
Coleções fora de temporada - cruzeiro e falta. Coleções de cruzeiros (resort) (cruzeiro, resort) são exibidos de maio a julho, e no final do outono seus modelos já estão à venda. Normalmente, existem menos modelos nas coleções de cruzeiros do que nas de alta costura e pré-coleções, mas no porto. São roupas feitas de tecidos leves para relaxar, na maioria das vezes no verão: roupas de banho, conjuntos de praia, vestidos de noite e coquetel, roupas quentes para compras ou casual. Um corte mais simples, falta de detalhes fantasiosos, o esquema de cores é mais monocromático e combina com o esquema de cores do outono. Mod perfeito para aqueles.quem vai ao resort no inverno e quer costurar ou comprar algo "fresco". As coleções de cruzeiros nem sempre são mostradas nas passarelas; elas podem ir diretamente às lojas e boutiques.
As primeiras coleções de cruzeiros surgiram nos anos 20 do século passado, graças à moda dos resorts. Coco Chanel, Jean Patou e Elsa Schiaparelli exibiram coletes, calças brancas como neve, shorts, malhas, boinas. Nos anos 90, a era renascentista começou nas coleções de cruzeiros: jovens viajantes frequentemente cruzavam o oceano em busca de entretenimento. Vestidos leves de chiffon e seda compunham a base do guarda-roupa, que eles levavam com eles em cruzeiros. Karl Lagerfeld, da Chanel, naqueles anos criou magníficas coleções de cruzeiros. Agora, a moda dessas coleções está se espalhando entre os designers mais amplamente e abrange uma ampla variedade de marcas. E isso não é surpreendente, porque hoje muitas pessoas podem se dar ao luxo de viajar para algum país exótico quente no inverno. Yves Saint Laurent, em 2006, lançou a primeira coleção de cruzeiros para homens.
Colecções Faltas (pré-queda, "pré-queda", "piloto", "pré-venda") nunca são exibidas nas passarelas e são apresentadas apenas em catálogos. Essas coleções estão à venda em junho, entre as coleções primavera-verão e outono-inverno, e são um anúncio do que será apresentado nas principais coleções da marca. Como regra geral, eles declararam as coisas mais práticas e cotidianas.
Foto: PR, catwalkpix.com.
O material foi preparado por Elena Karpova.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send