Hoje, 28 de julho, marca o 110º aniversário do nascimento da lendária Enna Burda, que alcançou um sucesso fantástico ao criar a primeira revista de costura da moda com padrões prontos para todas as mulheres.
O que está por trás de um sucesso tão incrível?
Liberdade e coragem para tomar decisões difíceis por conta própria.
A ausência de medo de iniciar uma carreira empreendedora aos 40 anos em uma pequena editora que caiu em decadência.
Talento natural, insight e talento natural.
O marido de Enne, Franz Burda, proprietário vaidoso e bem-sucedido de uma pequena gráfica, a princípio lhe pareceu um parceiro ideal. Enne era uma anfitriã maravilhosa e uma mãe maravilhosa de três filhos maravilhosos. Mas o sucesso do marido, a alta prosperidade da família e sua posição na sociedade não fizeram Enne absolutamente feliz. Sua energia fervente e o fogo ardente da vaidade procuravam uma saída. Portanto, a traição de seu marido não era o motivo, mas o motivo do início de sua brilhante carreira.
Enne Burda: uma história de sucesso
Tornando-se amante de uma pequena editora, que Franz a expulsou por sua culpa, Enne levou a sério o assunto. Ela estava confiante em suas habilidades e teimosa em alcançar objetivos. Além disso, ela era bonita e capaz de conquistar as pessoas. O dia de trabalho dela começou no início da manhã e terminou às 10 e 11 horas da noite.Em sua mesa, Enne refletia sobre mulheres vestidas com vestidos práticos, mas feios, já virados duas vezes. Sobre mulheres que queriam ser bonitas e femininas. E o pragmático Enne entendeu como resolver o problema - padrões prontos!
E em janeiro de 1950, Enne Burda lançou sua primeira revista, Burda Moden, com padrões prontos. A revista imediatamente se tornou um sucesso, dando a todas as mulheres a oportunidade de encontrar seu próprio estilo único e criar vestidos de moda feitos à mão!
Enne Burda Style
A partir desse momento, a carreira de Enne começou a se desenvolver muito rapidamente. Inicialmente, a revista era vendida apenas na Alemanha, Áustria e Suíça, em 1952 foram adicionados mais oito países europeus à geografia da revista e, desde 1953, o Burda Moden apareceu nos EUA, Canadá, Argentina e Brasil.
Em 1987, a revista Burda Moden chegou a Moscou. Foi um triunfo para a editora de 77 anos. Na Rússia, na época, a marca Burda era tão famosa quanto a Coca-Cola. Ninguém esperava tanto sucesso.
Quando foi lançada a primeira edição do Burda Moden na URSS?
Saindo de um ambiente simples, a própria Enne Burda subiu. Essa mulher incrível fez uma verdadeira revolução na história da moda e se transformou em uma marca.
Hoje, a Burda Magazine é publicada em 16 idiomas e vendida em mais de 90 países e se orgulha de ainda ser uma das mais famosas e populares.
Anne filme
Em homenagem ao aniversário, o canal alemão lançou um filme em duas partes dedicado a Enna Burda. O filme revela eventos biográficos reais da vida de Enne. Sua formação como consumidor bissexual, desde o momento em que nasceu a primeira edição da revista Burda Moden.
A narração do filme é em alemão, mas em um futuro próximo está planejado traduzir as duas séries para o russo.
Agora, usando os links abaixo, você pode assistir ao trailer da primeira e da segunda partes em alemão:
Parte 1
Parte 2
"A moda não conhece fronteiras", disse Enne Burda uma vez. E ela estava certa. A prova disso é o amor sincero de um grande número de mulheres de diferentes idades, profissões e riquezas, bem como a incrível popularidade da revista. É comprado nos cantos mais distantes da Rússia e em todo o mundo. Milhares de costureiras costuram com Burda, e não porque não conseguem comprar uma roupa da moda na loja, mas porque querem criar sua própria moda! De fato, se antes o vestido falava sobre o status social de sua amante, hoje é uma expressão de individualidade.
"Agora que é fácil ir à loja e escolher uma das centenas de vestidos, continuamos a costurar nosso próprio vestido com as próprias mãos!"
Fonte: Livro de Ute Damen "Enne Burda: Burda é elegante - sou eu!"
Foto: Arquivo da editora Burda
Material preparado por Julia Dekanova