Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Koturna, socles, chapines - você conhece apenas uma parte dos nomes? Em seguida, familiarize-se: estes são os ancestrais diretos dos sapatos de plataforma da moda.
Nós sempre e em tudo queremos estar no topo. Queremos ser perceptíveis e elegantes, se destacar na multidão. Para realizar todos esses desejos, os sapatos de plataforma nos ajudarão. Uma plataforma é chamada de sola bastante espessa de sapatos, que muda a configuração dependendo das tendências da moda.Acredita-se que os ancestrais da plataforma eram katurns gregos antigos. Desde as últimas fileiras do anfiteatro, o público podia ver claramente o ator em pé em uma plataforma tão alta. Desde então, tornou-se um costume: subiu mais alto - e imediatamente você se sente como uma estrela.
No leste, homens e mulheres nobres também usavam sapatos em uma plataforma alta de madeira - portão com cadarço. O cordão de couro costumava ser esticado, as pessoas eram forçadas a picar finamente em sapatos soltos, e essa marcha era considerada muito bonita.
Na Europa medieval suja, a plataforma se tornou obrigatoriamente popular. Padrões, mais como bancos com pés, serviam como galochas. Veneziano
"plataformas" eram chamadas de "sociedades". Eles eram usados por cortesãs e damas nobres. Neste último, a árvore das "plataformas" estava coberta de couro com motivos e bordados de seda, alguns incrustados com madrepérola, pedras preciosas.A altura desse sapato chegou a 40 (!) Centímetros - sem a escolta de criados, você não irá longe. E nas capelas italianas de 60 centímetros, o risco de cair na sarjeta era ainda maior. Surpreendentemente, a igreja aprovou esta moda: você não dança especialmente com esses sapatos, o que significa que haverá entretenimentos menos duvidosos na vida das mulheres.
Mas na Inglaterra, foi introduzida uma lei segundo a qual o vínculo matrimonial poderia ser anulado se a noiva tivesse falsificado sua altura usando um salto ou plataforma.
No Renascimento, homens nobres também usavam sapatos de plataforma. Mas não por muito. Na alta sociedade, esse hobby passou rapidamente. Era hora das bolas, que exigiam um sapato completamente diferente ...
Lute no pódio
Por um longo tempo, a plataforma permaneceu no esquecimento. Ela voltou à moda apenas no século XX. A princípio, apareceu timidamente e brevemente na França na década de 1930, quando Roger Vivier introduziu a moda no mundo dos sapatos em um uniforme de cortiça emprestado de ortopedistas. Nos anos 40, com a mão leve de Elsa Schiaparelli, a "sola grossa" tornou-se muito popular. Mas então, nos anos 50, ela perdeu a batalha decisiva jovem para seu rival - o gancho de cabelo que acabou de inventar. E sapatos de salto alto rapidamente começaram a ganhar popularidade. Mas na década de 70, os sapatos de plataforma se apaixonaram pelos hippies: os "filhos das flores" queriam ficar firmes no chão, mas se elevando acima do mundo. Depois vieram os tamancos de praia com cordões (os herdeiros do portão japonês) e novos materiais, como liga de borracha (chamada sêmola).Hoje, a plataforma não é apenas um clássico reconhecido, mas também uma tendência.Quase todas as principais casas de moda a incluem na coleção. Os designers forneceram plataformas e sapatos de noite, tênis e botas de meia.
Na maioria das vezes, as coleções apresentam plataformas de madeira e juta de vime. Plataformas transparentes foram inventadas, decoradas com pedras semipreciosas, elementos luminosos e sensores eletrônicos embutidos. Para a decoração de plataformas, use tiras, laços, flores, estampas geométricas, bordas contrastantes ... Quando várias almofadas se sobrepõem, o salto sobe até 30 cm! Esta é a moda de hoje e, no momento, é um recorde absoluto de altura; enquanto os sapatos não parecem volumosos, e você pode usar quase todas as roupas com eles.
Recursos de altura
Seguindo uma moda de sapato "alta", lembre-se de que as plataformas combinam com saias, calças, vestidos (especialmente com as opções maxi e brilhantes no estilo dos anos 70 que estão na moda agora).Saia plissada com cinto
Vestido Swing
Sapatos de plataforma podem ser usados com jeans e uma camisa floral. Adicionando um chapéu, obtemos uma bela imagem boêmia. E a plataforma, combinada com um vestido de balão ou uma saia solar e com rendas finas no tornozelo, torna a imagem comovente e feminina.
Blusa Raglan Manga
Saia pontuda do jugo
Damas de méritos significativos se adequam a sapatos altos e solas não muito grossas. Ou com uma plataforma oculta, estreitada no calcanhar. Completo com uma saia, calças ou um vestido longo fará uma aparência fácil de verão.
Saia oversized plissada
Blusa com pregas e mangas raglan
Vestido com uma saia em camadas
A principal tarefa das meninas magras é evitar o efeito de "ferros" nas pernas. Para facilitar a plataforma, ajudará: um pequeno padrão, por exemplo, uma tira longitudinal fina; uma plataforma a céu aberto, bem como uma combinação de uma cunha de plataforma com um gancho de cabelo.
Artigo publicado em materiais Revista Good Advice 10/20014
Texto: Olga Kononova. foto: Servidor de moda PR pluto
Material preparado por Julia Dekanova
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send