Como as malhas apareceram, quem a tornou a moda, quais malhas são consideradas as mais caras do mundo, por que as bobinas são normais e outros fatos interessantes sobre esse material.
1. Malhas não são tecidos, mas têxteis
De acordo com a definição, a malha é um material têxtil tricotado ou um produto acabado de um tecido tricotado, cuja estrutura é alças interconectadas, em contraste com o tecido que é feito entrelaçando urdidura e trama. Portanto, é mais correto chamar malhas não de tecido, mas de tecido. Embora no discurso coloquial seja possível usar a frase "tecido de malha". Ao mesmo tempo, chamar tecidos de malhas é bastante correto. A palavra “malhas” em si é emprestada do francês: tricotagem de tricoter - malha.
Malhas: moda, costura, cuidados
2. Antes da invenção das máquinas-ferramentas, as malhas podiam ser muito caras
Onde e como as malhas apareceram não se sabe exatamente. Há uma opinião de que as pessoas criaram coisas de malha antes mesmo de nossa era. Além disso, eles primeiro tricotam as mãos, nos dedos. Agulhas de tricô e um gancho apareceram. O tricô melhorou e se tornou uma profissão separada. Ao mesmo tempo, peças finas de malha feitas à mão, por exemplo, meias de alta qualidade feitas de fios de seda, poderiam ser muito caras - apenas pessoas ricas podiam pagar por elas. Obviamente, isso não se aplicava a malhas simples feitas de fios grossos.
Por que vale a pena costurar e usar malhas
3. A primeira máquina de tricô não gostou da rainha da Inglaterra
Uma das primeiras máquinas de tricotar
A primeira máquina de tricô (máquina culinária) foi inventada em 1589 por um inglês, pároco assistente William Lee. Segundo as evidências, Lee se casou com uma garota que ganhou tricô e, observando-a, pensou em melhorar esse processo. Então, um tricotador habilidoso poderia fazer cerca de 100 voltas por minuto, e uma nova máquina - até 600. Segundo a lenda, a rainha Elizabeth I foi convidada para o apartamento do inventor. em lã grossa. Mesmo então, quando Lee melhorou a máquina, a rainha recusou sua patente, porque não queria privá-la de muitas pessoas que ganhavam tricô. Então, Lee se mudou para a França e abriu uma pequena fábrica lá. Da França, essas máquinas de tricô manual se espalharam por toda a Europa.
O que são camisolas, anéis e camisas abertas?
4. No século XX, algumas operações na fabricação de malhas eram realizadas manualmente
Meias, foto dos anos 40
Posteriormente, máquinas mecânicas de tricô foram inventadas. Mas, durante muito tempo, muito teve que ser feito com as mãos. Por exemplo, o processo de expansão e contração da tela foi automatizado apenas em 1910. E as meias até a década de 1970 fizeram isso: primeiro, o tecido principal plano era tricotado, depois costurado, depois o pé era acabado com tricô circular. Esse método de fabricação foi chamado de "meia padrão". Foi ele quem deu ao mundo um símbolo glamouroso e marcante da feminilidade, uma tira nas meias femininas na parte de trás.
O que é uma camisa de óleo?
5. A primeira tentativa de introduzir as malhas na moda foi feita no século XIX.
Lily Langtree
Apesar do desenvolvimento da tecnologia para a produção de malhas, durante algum tempo nas máquinas eles fabricaram principalmente meias e rendas. A primeira tentativa de trazer moda para malhas foi feita nos anos 70 do século XIX por uma atriz e socialite inglesa Lily Langtry. Langtry começou a usar ternos da camisa. Este tecido de malha recebeu o nome de seu local de fabricação, as Ilhas Jersey no Canal da Mancha. Mas os fashionistas não seguiram o exemplo de Langtry.Por meio século, as malhas continuaram sendo roupas simples para lazer ou esporte, e as malhas produzidas em máquinas foram para meias e roupas íntimas.
Costuramos de jersey: padrões de modelos de tecido favorito Coco Chanel
6. Malhas apareceram em alta moda graças a Elsa Schiaparelli
Elsa Schiaparelli é chamada de lenda, não-conformista e profeta do mundo da moda. Foi Schiaparelli quem mostrou pela primeira vez malhas de malha em suas coleções de moda - em particular, blusas. Segundo a lenda, Elsa chamou a atenção para um suéter tricotado à mão na amiga americana e perguntou onde ele estava. Aconteceu que um emigrante da Armênia, morando perto, tricotou um suéter. Elsa virou-se para uma mulher com um pedido de malhas, que, no final da década de 1920, acabou sendo uma descoberta incrível para o mundo da moda. E rapidamente se tornou popular - por exemplo, um suéter preto com um laço branco de malha (na foto) foi muito copiado.
Que tipo de tecido de jersey: características, propriedades, cuidados
7. Coco Chanel fez malhas com material de moda
Coco fez as malhas da moda e usava ela mesma
Dizem sobre Coco que ela legalizou malhas. Isto é principalmente sobre a cama da máquina, em particular, a mesma camisa. Antes da Chanel, esse material era costurado principalmente para roupas íntimas masculinas. Coco começou a fazer roupas de malha para senhoras e até uma classe privilegiada - as roupas Chanel nunca eram baratas. "Era algo inimaginável. Naqueles anos, as mulheres não deveriam saber que os homens usam roupas íntimas. E Coco começou a costurar vestidos do mesmo tecido para eles", disse Karl Lagerfeld.
Tecidos de malha com fibras de elastano: propriedades e características do material
8. A rainha das malhas se chama Sonya Riquel
Cubra com o mesmo suéter
A designer francesa, criadora da grife de mesmo nome, Sonya Riquel, é chamada de rainha das malhas. Sonya ficou famosa depois que a revista Elle saiu com uma capa em 1963, na qual havia uma foto de uma modelo com um suéter Riquel listrado. Esse suéter Le Poor Boy, ou Poor Boy, realmente parecia um pouco órfão, enfatizando a magreza infantil do modelo. Ao mesmo tempo, brilhantes tiras contrastantes davam-lhe entusiasmo e espontaneidade. "Le Poor Boy Sweater" se tornou um sucesso: seus fãs foram, além de muitos fashionistas, Francoise Ardi, Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. E as malhas tornaram-se um trunfo de Riquel, tornando-se parte integrante de suas coleções descontraídas e boêmias. A propósito, foi Sonya Riquel quem virou as malhas do avesso, introduzindo as malhas na moda com costuras.
Como criar um cardigã Chanel tricotado de duas cores (vídeo)
9. As malhas mais caras - de lã de vicunha
Vicuna dá lã para as malhas mais caras
Hoje, as malhas são feitas de diferentes materiais - naturais (lã, algodão, seda), artificiais e mais - são obtidos pela combinação dessas fibras. As mais caras são as coisas e telas feitas de lã de vicunha. Este animal da família camelidae vive nos Andes. A lã de vicunha é excepcionalmente macia, fina, quente e durável. E o mais raro e mais caro do mundo. Por causa dessa lã, as vicunhas foram quase exterminadas em meados do século passado, mas foram tomadas medidas de proteção que as salvaram. Agora é especialmente controlado para que o cabelo seja cortado apenas de animais vivos. Para fazer um pulôver, você precisa de lã cortada de cinco vicunhas. Um quilo de lã custa cerca de 900 dólares.
Em segundo lugar, em termos de alto custo, as malhas são feitas de lã de caxemira. No terceiro - de seda natural.
Como trabalhar com malhas
10. Carretéis aparecem mesmo em malhas caras
Carretéis (eles bebiam) podem se formar em qualquer tecido durante a operação. Mas com malhas isso acontece com mais frequência. Acredita-se amplamente que apenas malhas de baixo custo sejam descascadas (cobertas com pelotas). Nem sempre é assim. Por exemplo, no caso de malhas de algodão, essa afirmação é verdadeira. Uma tela de fibras de algodão mais longas e de alta qualidade está descascando um pouco e geralmente mantém uma aparência decente por mais tempo.E a camisa de algodão de ponta aberta e barata das fibras mais curtas é a que mais rola (falamos sobre isso em mais detalhes aqui).
No caso de lã, limpa ou com aditivos, a aparência do pili pode não depender da qualidade das fibras das quais os fios tricotados são tecidos. Existem muitos fatores, desde a composição e densidade da torção dos fios até o método de tricô e as características da operação. Às vezes, mesmo caras, por exemplo, malhas de cashmere são descascadas. E isso é normal. Como se livrar de carretéis em malhas, leia aqui.
Foto: Burda, camilabraune.wordpress.com, sheepandstitch.com, intovintage.com.au, fromthebygone.wordpress.com, leleganceblog.wordpress.com, peru.info, Pixabay