A saúde não tem preço. E, portanto, deve ser tratado com cuidado especial. De acordo com alguns sinais, nós mesmos podemos avaliar se está tudo em ordem ou se é necessário procurar ajuda de um especialista.
Lembre-se de como você se sentiu há um mês, seis meses atrás, um ano atrás. Você notou alguma alteração - falta de apetite, sono inquieto, mudanças bruscas de peso. Você está andando facilmente a distância familiar? Você costuma ter dores de cabeça?
Um espelho ajudará você a avaliar sua saúde. Dê uma boa olhada em si mesmo. O rosto não deve ter uma tonalidade cinza amarelada ou ser excessivamente pálido. O branco dos olhos deve ser branco. Todas essas alterações indicam excesso de trabalho ou problemas no fígado.
A língua não deve ter placa branca e feridas.
A pele seca sugere que o corpo não possui vitaminas A, C e grupo B.
As pernas não devem inchar à noite e pela manhã - pálpebras. O edema sinaliza um problema nos rins e no coração.
Unhas e cabelos também podem dizer muito sobre sua saúde. As unhas não devem quebrar, esfoliar. Extremidades opacas e rachadas indicam falta de cálcio no organismo.
Essas simples observações ajudarão você a manter sua saúde sob controle. Não se esqueça de tomar vitaminas, comer corretamente, passar mais tempo ao ar livre - levar um estilo de vida saudável.
Se você notar alguma alteração em sua condição, consulte um médico que dissipará suas dúvidas ou prescreverá o tratamento correto. O diagnóstico a tempo evitará efeitos adversos.
Material preparado por Julia Dekanova