No final do ciclo mensal, 80% das mulheres sofrem de mal-estar, cujo nome é síndrome pré-menstrual. Como lidar com isso?
Uma síndrome na medicina é uma combinação de sintomas, na pré-menstrual há mais deles do que em qualquer outro - cerca de 150! Felizmente, todos os sintomas de uma só vez na mesma mulher não ocorrem. Muitas manifestações da TPM são leves, quase imperceptíveis, mas é necessário lidar com elas, mesmo que não se incomodem demais. Se você deixar tudo como está, o desconforto antes da menstruação começará a ficar mais forte e, após 40 anos, a síndrome pré-menstrual poderá gradualmente se transformar em uma síndrome da menopausa, e o sofrimento mensal se tornará diário!
Hormônios
Os hormônios sexuais femininos - estrógenos e progesterona - regulam cerca de 300 processos diferentes no corpo. Flutuações nos níveis hormonais durante o ciclo ou seu desequilíbrio são sentidos de maneira bastante aguda por muitas mulheres. O metabolismo diminui, o fluido permanece nos tecidos, o apetite aumenta, o peso aumenta, os gases são intensamente produzidos no intestino, de modo que o estômago incha. Parece que você ganhou pelo menos 5 kg em uma semana, embora na verdade - não mais do que 1-1,5 kg (e esses - devido ao fluido que foi retido no corpo). A ideia de que este é um fenômeno temporário não é muito reconfortante: você sempre quer ter uma boa aparência! Em alguns, às vésperas da menstruação, a enxaqueca começa, o peito incha, torna-se doloroso e, à noite, ocorrem cãibras nos músculos da panturrilha.
Muitas vezes, um sinal dos dias críticos que se aproximam é o nariz escorrendo e a garganta inflamada, à medida que as defesas do corpo enfraquecem e passam diante dos vírus. A eficiência diminui, as mulheres ficam distraídas, impacientes, irritadas. Está na hora de tirar uma licença médica! No entanto, com muitos sintomas desagradáveis da TPM, você pode lidar sozinho.
Na véspera do seu período, não se negue abacaxi. A enzima bromelina contida na polpa elimina o aumento da formação de gases no intestino e o inchaço, além de dores de cabeça, dores de cabeça e outras manifestações da TPM.
Como lidar?
● Adicione positivo. Emocionalidade e ansiedade aumentadas com mudanças repentinas de humor, quando a transição do riso para as lágrimas ocorre em um segundo, são manifestações típicas da TPM. Os medicamentos (de preferência à base de plantas) que o médico aconselha ajudarão a aliviar o estresse. Mas você pode ficar sem um kit de primeiros socorros: faça um chá de ervas perfumado, dê um passeio no parque, faça aulas de ioga e sua condição melhorará.
● Acalme seu intestino. Alguns dias antes do início da menstruação, muitos começam a ter problemas intestinais - as fezes se tornam mais frequentes, a formação de gases se intensifica e o estômago dói. As sensações, para dizer o mínimo, não são agradáveis. Para reduzir esses sintomas, exclua bebidas e doces com gás, pratos de feijão, milho e qualquer repolho da dieta. Outros produtos podem produzir uma "revolução" no intestino: rabanetes, cebolas, espinafres, azedas, batatas fritas, nozes, pão fresco, framboesas, groselhas, damascos, ameixas, uvas, passas, tâmaras.Também é aconselhável recusá-los temporariamente.
Controle a transpiração. Na véspera e durante a menstruação, a transpiração aumenta - os médicos chamam esse fenômeno de hiperidrose pré-menstrual. Palmas, pés, axilas permanecem úmidas o tempo todo, e a coisa mais desagradável é que um cheiro específico aparece. As flutuações no nível de hormônios sexuais a que o corpo reage de forma inadequada no final do ciclo são as culpadas. Nesses dias, você precisa tomar banho com mais frequência, usar desodorantes mais confiáveis e também seguir uma dieta - mude para cereais, produtos vegetais e desnatados, excluindo óleo, queijo de variedades gordurosas, creme e carne da dieta, o que pode contribuir para o aparecimento de um odor pungente no suor.
● Livre-se do edema. Eles são um companheiro frequente de PMS. Para não contemplar de manhã um rosto inchado e com bolsas embaixo dos olhos, não faça uma festa de chá de 1,5 a 2 horas antes de dormir. Limite o uso de sal, pois retém água nos tecidos. Mova-se mais, beba kefir, coma maçãs que ativam os rins e prepare ervas diuréticas - uva-ursina, folha de mirtilo (1 colher de chá em um copo de água).
● Tome vitaminas e minerais. Quando a tensão pré-menstrual se faz sentir, as vitaminas B ajudam, principalmente tiamina (B1) e piridoxina (B6). Eles se animam, melhoram o sono, causam uma onda de força e relaxam os músculos. O cálcio também alivia o estado emocional e alivia a dor. Bem, o cérebro precisa de magnésio para manter o nível certo de neurohormônio da dopamina com o qual nosso psicoterapeuta interno trabalha - ele afasta a ansiedade e a irritabilidade.Para fornecer ao corpo todos os elementos de uma só vez, beba à noite um copo de leite morno (contém cálcio) com uma colher de chá de mel (rico em magnésio).
Texto: Ivan Belokrylov. Foto: Fotolia.com
Material preparado por Julia Dekanova