Uma saia de tweed preta com uma silhueta levemente alargada pode se tornar uma das constantes de um guarda-roupa básico. Um padrão universal permite costurar um modelo de praticamente qualquer tecido.
Anos 60: quente e estiloso! Projeto Especial Burda 07/2019
Você precisará (para o tamanho 38):
• 0,65 m de tecido de lã com 1,5 m de largura; • 1 m de seda para revestimento de 1,5 m de largura; 8 botões; • 1 zíper secreto de 22 a 30 cm de comprimento.
Além disso:
• 0,6 m de chita para a fabricação do layout; • polietileno para transferir padrões de uma folha de padrões; Caneta ou marcador; • fita de centímetro, alfinetes de alfaiate; • giz de alfaiate e marcador lavável; • tesouras para cortar e pequenas tesouras para bordar; • régua e padrão para subsídios; • ferro; • agulha da máquina de costura, agulha manual para costura, linha de costura, calcador. Nesta master class, um padrão de saia de silhueta queimada do Burda 11/2012 foi usado como base:
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Padrões de layout e ajuste
Usando polietileno ou papel vegetal, copie os detalhes do padrão, a linha média do painel frontal, a direção do lobar e os contornos das dobras. Transfira o padrão para o tecido da tábua de pão, prevendo aberturas nas costuras traseira e lateral. Não são necessárias permissões na cintura e na parte inferior da saia. Costurar dobras, costuras laterais e traseiras. Experimente e ajuste o layout. Os bolsos no layout não podem ser feitos, mas no encaixe você pode identificar e marcar as entradas nos bolsos. O acessório mostrou a necessidade das seguintes alterações: aumentar a solução da dobra em 1 cm para cada dobra, prolongar as dobras em 2,5 cm, adicionar 2 cm na costura traseira.Além disso, foram feitas alterações no padrão: não há costura no painel frontal, outro tipo de bolsos , em vez de um cinto, a cintura é elevada em 2,5 cm Para desapertar o modelo e, levando em consideração as alterações necessárias, convertê-lo em padrões que podem ser usados para o corte. Para simular um bolso com um barril aparado: em um papel vegetal ou em polietileno, transfira a linha lateral do painel frontal, a linha da cintura e desenhe uma estopa aleatoriamente. Transfira a linha de entrada no bolso para a peça recebida - esta é uma peça para cortar um bolso de estopa com um barril + estopa. No painel frontal da saia, corte o cano ao longo da linha de entrada no bolso.
Cortar
Antes de abrir o tecido, é necessário decorar: o tweed de lã e o forro de seda são passados com um ferro úmido e deixam o tecido esfriar e “descansar”. Preencha tweed em uma camada. Detalhes do layout da chita grossa no lado sujo do tecido. Nesta aula, os detalhes foram cortados através do lobar, pois a gaiola é simétrica no pato, mas não no lobar.
Como cortar de tecido para gaiola: master class
Se o tecido for listrado ou enjaulado, é necessário transferir a impressão para os padrões para alinhamento. Transfira todas as linhas de construção, bem como a marcação da entrada no bolso e a linha do meio da frente para o tecido. Dependendo do material, isso pode ser feito usando um marcador solúvel em água (previamente testado em uma aba desnecessária) ou pontos alinhavados com uma linha contrastante.
Usando uma régua e giz para delinear os subsídios:
- para o lado, costura traseira, ao longo das linhas das entradas dos bolsos e ao longo da linha da cintura - 1,5 cm; - na parte inferior da saia - 2 cm; - seções arredondadas dos bolsos de estopa - 1 cm. Corte as peças ao longo das linhas marcadas.
A partir do tecido do forro, recorte os detalhes dos painéis dianteiro (inteiro, sem cortar o cano) e traseiro, bem como bolsos de estopa e um revestimento inclinado para as permissões de processamento (para esta oficina, eram necessários 5,3 m de comprimento e 4 cm de largura).
Montagem de bolsos e peças de saia
No painel frontal da saia, faça bolsos com um barril aparado.
Como fazer bolsos com lado recortado: master class
Nas metades traseiras da saia, faça dobras e aperte na direção do meio.
Para processar com fita oblíqua as tolerâncias da costura lateral e traseira:
- Corte com fita de 4 mm de largura ao longo do oblíquo, prenda a parte da frente na parte da frente da margem e costure a uma distância de 7 mm do corte; - passe o embutimento para o abono, dobre o corte e envolva o abono com o embutimento. Pin com pinos e varrer e depois passar; - costurar de frente para a costura, agarrando o embutimento por dentro. Ferro. Corte o excesso de permissão por dentro.
Adendo:
- por conveniência, é melhor fixar o bolso: ao longo da linha da cintura, corte lateral e entrada do bolso. Pin com pinos ou varrer. - é aconselhável que as aberturas para a costura lateral e traseira no local da aba da saia não sejam afiadas, a fim de não criar espessura excessiva. - as tolerâncias para a costura traseira no ponto de fixação do zíper não devem ser tratadas com uma linha, mas seladas com um overlock ou uma máquina de costura. Pin o zíper escondido com pinos ou varrer, combinando as células ao longo da costura traseira. Costure o zíper com o pé especial. Costure a costura abaixo do zíper, primeiro prenda este lugar com alfinetes ou varra. Por conveniência, é melhor usar um pé de pista única. Passe a costura. Combinando exatamente a gaiola, triture as costuras laterais. Para processar uma parte inferior inclinada de uma saia.
Como costurar uma orla oblíqua: 3 maneiras
Desaparafuse a margem da bainha do lado errado e costure com pontos cegos. Ferro. Detalhes de revestimento nublado. Costure as dobras, as costuras laterais e traseiras do forro, deixe a área onde o zíper ficará aberto. Costuras de ferro, dobras de ferro para o centro. Dobre a parte inferior do revestimento duas vezes, varra e costure a uma distância de 1 mm da dobra. Ferro. Prepare duas alças para pendurar uma saia com cerca de 15 cm de comprimento quando dobrada.
Gorjeta:
As dobradiças para pendurar podem ser feitas a partir de uma fita de cetim estreita ou acabada. Ou feito de tecido de forro: corte duas partes de 32 * 3 cm, dobre-as ao meio ao longo da frente para dentro, triture-as a uma distância de 0,7 cm da dobra, desaparafuse e passe a ferro. Dobre as dobradiças ao meio e perfure os lados da saia na frente.
Conexão de saia forrada
Retire o forro com a saia e os lados frontais um ao outro, combinando as costuras traseira e lateral, bem como as dobras. Costure o forro na saia ao longo do corte superior. Desapertar o apoio e varrer. Ferro. Aperte a margem de costura na área do zíper, varra e costure manualmente com um ponto oculto no revestimento.
Gorjeta:
O revestimento ao longo do zíper também pode ser costurado a partir do interior com um pé especial, como na foto abaixo.
Ligações
Do lado errado ao longo da linha da cintura e ao longo da margem do zíper, coloque uma linha de chegada manual que cumpra um papel decorativo e utilitário - para fixar uma margem. Para colocar uma linha suavemente, use uma régua para marcar os pontos do ponto com um marcador que desaparece. Colocamos pequenos pontos com 2-3 mm de largura, a uma distância de cerca de 1 cm um do outro, com uma costura de "agulha posterior para a frente". Além disso, para fixar a margem, ela pode ser costurada a uma distância de 1-2 mm. Faça fixações nas dobradiças para pendurar as saias, para que não fiquem salientes durante a operação: - prenda o laço com vários pontos longitudinais; - trançar os pontos longitudinais com pontos transversais de botoeira. Anexe um forro na parte inferior da saia, completando a aderência "francesa": - faça vários pontos de 2,5 a 4 cm de comprimento, conectando a parte inferior da saia e o forro;
- trançar esses pontos com pontos transversais de botoeira, colocando-os firmemente. Os clipes estão localizados nas laterais, frente e verso - 4 peças. Costure os botões nas entradas dos bolsos, organizando-os simetricamente. O botão superior pode ser costurado, agarrando a estopa do bolso e o forro, para que o bolso não caia sob o peso dos botões. Passe a saia.
Adendo:
1. A borda superior da saia é melhor tratada com uma bainha forrada. Se o tecido principal, como nesta oficina, for muito espesso ou espinhoso, a costura poderá ser feita a partir de um tecido adequado, mais denso que o forro. 2)Para tecido solto e grosso, o zíper oculto não é muito adequado, o zíper com dentes abertos será mais conveniente de usar. 3. O revestimento pode ser feito um pouco mais para que se sobreponha ao acabamento.
Você gosta de retro? Artigos, padrões e tecidos ainda mais interessantes, no estilo dos anos 60, na página do nosso projeto especial!
Daria Tabatchikova
Por educação, Daria é especialista em economia e relações públicas, mas há vários anos ela se dedicou inteiramente ao seu negócio favorito - costura. Ela aprendeu a costurar em revistas, livros e usando a Internet, também existem cursos de costura no arsenal, mas Daria se considera autodidata. Ela gosta de estudar literatura especializada em costura de diferentes anos e países e, em seguida, coloca seus conhecimentos em prática. No final de 2017, Daria se tornou o vencedor do concurso festivo do BurdaStyle.ru. Dasha lidera sua página no Instagram e o grupo VKontakte.
O autor da master class e foto: Daria TabatchikovaO material foi preparado por Julia Dekanova