As flores secas de hibisco, que são populares no chá de hibisco, permitem pintar o tecido em um rosa espetacular. Contamos e mostramos como se envolver na arte do tingimento natural!
Para muitos, o hobby de tingir tecidos com corantes naturais começa com o hibisco, porque o chá de hibisco é fácil de encontrar nas lojas e é muito barato ao mesmo tempo. O processo em si também não exigirá reagentes complexos ou investimentos financeiros de sua parte. Experimente e veja por si mesmo: a coloração natural é um mundo inteiro no qual você atua simultaneamente como artista, alquimista e botânico!
Você precisará de:
- Tecido natural (por exemplo, linho ou algodão)
- Embalagem de chá de hibisco
- Vinagre branco 5%
- Panela grande
Como tingir um tecido usando abacate em uma delicada cor rosa
Passo 1
Um dos principais problemas da coloração natural é a instabilidade dos corantes naturais. Portanto, muitas vezes o tingimento é precedido pela preparação do tecido, o que permitirá que os corantes adquiram um ponto de apoio e não alterem subsequentemente a cor e não lavem durante a primeira lavagem. Às vezes, a gravação é realizada simultaneamente com ou após a coloração.
Quem se dedica seriamente ao tingimento natural costuma usar mordentes químicos: alume, sais metálicos, mas o vinagre é uma das opções mais antigas e acessíveis.
A quantidade de vinagre depende diretamente do volume do tecido e, consequentemente, da água, portanto concentre-se nas proporções: uma parte do vinagre para quatro partes de água (por exemplo, 2 xícaras de vinagre + 8 xícaras de água). Coloque a mistura no fogo, deixe ferver e mergulhe o pano. Cozinhe por uma hora.
Arrefecer o tecido e enxaguar com água fria antes de manchar. Tenha cuidado se você pular a gravação, quando a lavar, a luxuosa cor rosa se transforma em cinza claro!
O artigo continuará após a publicidadeComo pintar um tapete (e por que fazê-lo): master classes + idéias
Passo 2
Em uma panela limpa, preencha as pétalas de hibisco (uma xícara e meia são suficientes) com 10 xícaras de água. Ferva por meia hora, diminua o fogo e mergulhe o pano em uma decocção. A duração da imersão afeta diretamente o grau de coloração; portanto, você pode manter a panela em chamas com segurança por uma hora ou mais; se desejar, também pode deixar o tecido no caldo, desligando o fogo. Lembre-se de que quando o tecido secar, a cor ficará mais clara do que parece durante a fervura.
Nesse caso, o tecido estava fervendo em fogo por cerca de 20 minutos.
Como pintar uma coisa usando a técnica Tai Dai: 6 oficinas
Etapa 3
Seque o tecido naturalmente, depois lave com água fria e seque novamente. Feito!
Foto e oficina: aliceandlois.com
Como tingir um pano com açafrão: uma master class
Tingimento de tecido com gelo
Decoramos uma camiseta de malha com uma serigrafia: uma aula de mestre e idéias
Como fazer uma impressão no tecido com suas próprias mãos
Impressão floral DIY