Se você está apenas começando o seu maravilhoso mundo da costura, é improvável que consiga evitar alguns erros, porque é sabido que eles aprendem com eles. Mas mostraremos como minimizá-los.
1. O medo tem olhos grandes
E aqueles que têm medo de começar a costurar, e aqueles que cortam "ousadamente" e imediatamente, sem pensar, fazem a coisa errada. É fácil se livrar desse erro se, antes de iniciar o primeiro projeto de costura, praticar no layout e costurar seu primeiro produto com tecido desnecessário. Caso contrário, como se pode dizer que você não terá sucesso se nunca tentou?
2. Remova o padrão "a olho nu"
Para não se enganar com o tamanho do padrão, primeiro faça suas medições (é melhor pedir a alguém para ajudá-lo), anote-as e compare-as com a tabela de tamanhos da burda. Se você cair claramente em um dos tamanhos da mesa burda, ótimo. Mas se as medidas "andarem" entre vários valores, você não deve confiar na sorte e escolher o tamanho aproximadamente. Transfira os contornos do padrão para papel vegetal entre dois, se necessário, três tamanhos. Nos locais em que existem discrepâncias entre tamanhos, desenhe linhas suavemente. Por exemplo, o topo é o tamanho 38, na área da cintura, vá para o 36º quadril - retorne novamente ao 38º. Certifique-se de transferir todos os valores para os detalhes do padrão de papel - a direção do compartilhado, marcar o alinhamento das peças, a linha do meio da frente e verso, etc.
3. Meça sete vezes, corte uma - isso não é para mim!
Um erro muito comum é quando os contornos dos detalhes do padrão do papel são transferidos incorretamente para o tecido, a gravação do tecido é calculada incorretamente e, além disso, esses erros foram detectados após o corte! Para evitar esse erro, antes de comprar tecido, preste atenção às imagens indicadas nas instruções e antes de transferir os detalhes do papel do padrão para o tecido - para o plano de layout. Tenha especial cuidado se o tecido for um cupom, com um padrão com a mesma direção ou tecido com uma pilha.
4. Pode ser costurado a partir de qualquer tecido
Sim, você pode, mas com a condição de ter experiência suficiente. Compreender o básico da costura ainda segue com tecidos simples que não requerem uma abordagem e conhecimento especiais. Prefira algodão ou linho simples.
5. Linha reta - é fácil!
Esta é uma garantia absolutamente errônea. Se a linha for reta, isso não significa que você a receberá pela primeira vez. Essa habilidade deve ser treinada constantemente. Comece com papel comum, se quiser. Ao mesmo tempo, não é necessário rosquear a máquina. Basta colocar uma linha reta ao longo das caixas marcadas. Depois vá para o tecido, costure guardanapos, avental, costure um lençol ou toalha de mesa, quanto mais prática, melhor.
Como aprender a costurar uma linha reta
6. eu conheço meu carro
Isso não deve ser uma alegação. Você deve navegar facilmente e conhecer as funções básicas e mais simples da sua máquina de costura. Leia o manual inteiro pelo menos uma vez do início ao fim e mantenha-o à mão.
Como escolher a primeira máquina de costura
7. Depressa - você faz as pessoas rirem
A pressa é talvez o erro mais importante de uma costureira iniciante. Embora as artesãs experientes também o encontrem, quando, por razões desconhecidas, repentinamente colocam a conclusão urgente do projeto à frente do projeto. O desejo de fazer tudo o mais rápido possível, pulando algumas etapas e ignorando as recomendações das instruções, às vezes leva a um resultado triste - um produto danificado. Bem, se for possível, corrija os erros cometidos. Portanto, antes de triturar os detalhes, varra ou pique-os com alfinetes de alfaiate. Comece a costurar em velocidade baixa. Se a costura for reta, aumente gradualmente a velocidade, mas em nenhum caso perca a vigilância. Se a costura for oblíqua ou curva, faça-a sem aumentar a velocidade da costura.
Como costurar sobre alfinetes de alfaiate
8. Não é necessário encaixe
Muitos ignoram esse ponto e, depois que todos os detalhes são ousados, começam a triturá-los. Isso é permitido apenas se você estiver costurando um produto não pela primeira vez, de acordo com um padrão comprovado e seu tamanho não for alterado. Em todos os outros casos, o ajuste não deve ser negligenciado! É o acessório que permite ver e eliminar defeitos antes que o produto seja costurado, permite ajustar o modelo à figura, deixa claro como o futuro vestido ficará sobre você, por exemplo. Graças ao acessório, você pode fazer todas as alterações necessárias para obter o resultado perfeito.
9. Nós dispensamos a decantação de tecido
Esse erro geralmente surge da ignorância. Mas se você pular conscientemente esse estágio obrigatório da preparação do tecido, o resultado após a primeira lavagem de uma roupa nova o surpreenderá muito - o produto pode causar um encolhimento bastante forte. E será impossível corrigi-lo. Portanto, antes de cortar e costurar, decore o tecido.
Como decorar tecido
10. E assim continua, de qualquer maneira ninguém notará
Essas frases indicam negligência no trabalho, não permitem isso. Se algo não der certo em algum lugar, não o deixe como está, separe-o e execute esta etapa novamente. O perfeccionismo saudável não prejudicou ninguém. Descompacte e refaça tantas vezes até ficar satisfeito com o resultado.
Não deixe costuras sem tratamento, mesmo se você não tiver um overlock, use o ponto em zigue-zague encontrado em quase todas as máquinas de costura.
6 maneiras de processar costuras sem overlock
Costuras não seguras tendem a divergir. Portanto, no início e no final da costura, sempre amarre, use a função costura traseira ou prenda manualmente o ponto e oculte as caudas de linha. Se a flexão manual for preferida em um modelo específico, faça-o manualmente.
12. OMC
O tratamento térmico úmido ou o engomar são parte integrante do processo de costura. Muitas costureiras novatas acreditam que isso não é importante e apenas o produto final é passado a ferro. Embora em quase todas as etapas seja necessário passar as costuras, passar as peças, passar a gola, passar o tecido não tecido, etc. Não negligencie esta regra simples, porque no final a aparência do produto acabado dependerá da OMC.
Passar corretamente significa boa costura!
13. produtos inacabados
Este é um flagelo não apenas para iniciantes, mas também costureiras com experiência. Não importa por que motivo o obrigou a colocar o produto inacabado em uma gaveta longa - o tecido ou o modelo escolhido não gostou, ou você simplesmente se esgotou nesse projeto de costura. Você precisa se esforçar e terminar ou alterar a coisa, se realmente não gosta.
Faça uma regra - não inicie um novo projeto de costura se você não tiver terminado o anterior. É difícil, mas factível. Tendo definido a tarefa de completar a imperfeição, a cada linha você estará abordando um novo projeto. E, para se livrar do opressivo “estou completando pela força”, pense em quem você poderia costurar essa coisa e as coisas serão muito mais rápidas.
Ainda assim, você não pode ficar sem erros!
Não importa o quão prosaico isso possa parecer, o fato permanece o mesmo e os erros ainda acontecem. Mais importante ainda, não desanime, mesmo que a coisa seja irremediavelmente estragada. Aprenda uma lição com isso, acredite, você não repetirá esse erro novamente, a experiência ruim ensinará que certamente não é necessário fazer isso. Use as dicas, consulte as instruções novamente, especialmente em caso de dúvida, siga novas etapas, por exemplo, laços, costura, um bolso em pedaços desnecessários.
Como aprender a costurar: dicas para iniciantes
Autor do artigo: Julia Dekanova
Foto: pixabay