Os anos 60 se tornaram uma verdadeira "era de mudança"! O mundo da moda tornou-se liberado e apresentou uma série de estilos excepcionalmente impressionantes, que ainda são populares hoje em dia.
Anos 60: quente e estiloso! Projeto Especial Burda 07/2019
Pela primeira vez na história da moda, as regras de estilo foram ditadas não por autoridades reconhecidas no pódio, mas por jovens progressistas. Foi nos anos 60 que se formou a jovem geração pós-guerra, que se tornou economicamente independente de seus pais e que queria muito seguir seu próprio caminho - ouvir música de que gostavam e usar roupas que eles mesmos escolheram.
Nesta década, Paris, por muitos anos atuando como a principal capital da moda, iniciou uma rivalidade com Londres. Além disso, se a moda francesa ainda ditava o caminho da "feminilidade sofisticada" com trajes e vestidos elegantes, o inglês literalmente exigia uma mudança!
Símbolo dos anos 60 - Vestido em linha: 25 melhores padrões
1961
butterickO início da mania do Little Nothing Dress, que pode ser traduzido como "um pouco de vestido despretensioso". Sim, ouvimos muito mais sobre o vestidinho preto que Chanel inventou em 1926 e que ganhou um segundo fôlego em 1961, graças ao lançamento do filme “Café da manhã na Tiffany's”, mas, ao mesmo tempo, Audrey Hepburn começou a moda de maneira muito simples. vestidos, geralmente sem mangas e acabamentos extras, logo acima ou abaixo dos joelhos.
Minha bela dama: 9 coisas no estilo de Audrey Hepburn
1962
Minidress Diabolo, Mary Coint, 1969A estilista britânica Mary Kuant apresentou a primeira coleção de minissaias, cuja fabricação, como diziam os mal-intencionados, exigia menos material que os lenços vitorianos.
Burda Moden 5/1965A propósito, o primeiro mini modelo apareceu no Burda Moden 5/1965 na seção de moda na praia. O único vestido de túnica no fundo de todos os outros modelos aparece aleatoriamente nas páginas da revista, mas com o tempo, a duração do mini se tornou cada vez mais comum nos modelos Burda.
Shorts - uma alternativa elegante para uma minissaia
1963
VintagedancerCalças - para mulheres! No início dos anos 60, ocorreu um verdadeiro boom nas calças femininas, que até então ainda eram consideradas principalmente prerrogativas dos homens. Especialmente populares eram as calças capri, que Audrey Hepburn popularizou, mas finalmente, qualquer garota que quisesse poderia encontrar em suas lojas calças adequadas de todos os estilos e tamanhos: desde calças largas de palazzo até bermudas.
Calças, shorts, culotes: 22 padrões universais
1964
Pierre Courin, Andre CourregesEste ano, os motivos cósmicos começaram a ganhar popularidade extraordinária, além disso, sob a influência da cultura pop e, em particular, séries como Star Trek e Lost in Space. Materiais sintéticos, cortes sofisticados, capacetes - muitos eminentes estilistas, por exemplo, Pierre Cardin e Paco Raban, experimentaram de bom grado nessa área.
1965
Um manifestante de Washington segura uma flor para um policialO começo do movimento hippie. Muito rapidamente, a ideologia hippie encontra seus apoiadores e se torna a verdadeira força motriz da década. A nova geração defendia o não-conformismo e a justiça social.Em 1968, o descontentamento se acumulou e uma onda de protestos hippies varreu o mundo: contra a participação dos EUA na Guerra do Vietnã, pelos direitos humanos, contra o racismo, em apoio ao feminismo e à proteção ambiental.
1966
@retrofashionphotographyTwiggy é reconhecida como a Pessoa do Ano pelo Daily Express. O modelo tornou-se um modelo para milhões de meninas e, além disso, introduziu a moda no estilo de bonecas, que apareceu no mesmo ano na edição especial Burda outono / inverno 1966/67.
1967
Franco Rubartelli para Yves Saint LaurentYves Saint Laurent está lançando uma coleção de "africanos", que marcou o início do estilo de safari. Eles eram ideais para a cidade, mas ao mesmo tempo havia uma força e atratividade dominantes, refletindo o espírito da época.
Vida Selvagem: Melhores Padrões de Safari
1968
Ship'n'shoreOs jovens da moda, inclusive no contexto de uma onda hippie, estão cada vez mais interessados na cultura de outros países e em várias tendências populares. Motivos florais, tai-dai, roupas indianas e nativas americanas, de saris a ponchos, entraram nos guarda-roupas de homens e mulheres, nas melhores tradições de unissex.
Tudo de bom de uma só vez: como usar um vestido com jeans
1969
VintagedancerFlertar com o espaço é coisa do passado, está sendo substituído por uma paixão pela era eduardiana! Ternos de veludo, camisas e vestidos com babados luxuriantes, cabelos longos para homens - tudo isso era uma visão tão incomum para a geração mais velha que os mods dos anos 60 foram premiados com os mais diversos, incluindo os lisonjeiros, epítetos. Mas essa época entrou na história como uma das mais turbulentas, ambíguas e, portanto, especialmente amadas!
Você gosta de retro? Artigos, padrões e tecidos ainda mais interessantes, no estilo dos anos 60, na página do nosso projeto especial!