Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Esse fenômeno ainda é pouco conhecido, o que é estranho com uma ditadura tão longa desse estilo. Stephen Gundl interpreta isso como "elegância desleixada, exclusividade acessível e elitismo democrático".
Em seu livro A History of Glamour, um professor da Universidade de Worky, escreve: "No centro desse fenômeno da moda estão ... pares incompatíveis".O principal é surpreender e enfeitiçar. Você concorda? Não menos interessante é a história da palavra "glamour". Acontece que glamour - Derivado do grimório francês antigo, que significa "livro de bruxaria, magia". Depois de se mudar primeiro para a Inglaterra, depois para a Escócia, a palavra se tornou o verbo “enfeitiçar, lançar feitiços” e foi amplamente usada graças a Walter Scott. No poema The Lay of the Last Minstrel, o autor descreveu a mágica que transforma as pessoas em versões melhores de si mesmas.
O que o glamour se transformou em nosso país é outra história. O glamour é geralmente atribuído aos padrões de vestuário e vida, anunciados em revistas brilhantes. As frases “rainha do glamour”, “caráter glamouroso” são fixadas no dicionário, embora com um toque de ironia e condenação. A palavra não tem culpa, apenas o gosto de nossos personagens glamourosos costuma estar longe de ser perfeito. Mas o próprio estilo insiste no excesso visual, no efeito uau.O historiador da moda Alexander Vasiliev descreve a beleza glamourosa da seguinte forma: "Dados físicos impecáveis. Seu rosto é um pouco como uma boneca Barbie aumentada. Seus lábios são maiores que os de uma carpa, seus olhos são maiores que os de um pug e seu nariz é apenas uma visão para os olhos doloridos. Ela tem extensões de cabelo, cabelos loiros, extensões de unhas. Ela tem salto alto - é claro, com um atributo indispensável na forma de uma sola vermelha brilhante. A garota glamourosa tem uma bateria inteira de sacolas de certas marcas. E a amiga mais próxima é um pequeno terrier de brinquedos "..
De fato, glamour e estilo são conceitos diferentes. Estilo é um compromisso com um certo tipo de roupa, uma certa direção da moda, enfatizando a individualidade. Os franceses - verdadeiros apreciadores da beleza - acreditam que o glamour é principalmente a capacidade de se apresentar, um encanto requintado, a capacidade de se destacar e de maneira elegante. Concordamos com isso e cumpriremos.
A palavra "glamour" tornou-se moda nos anos 1930-1950, fortemente associada ao auge da "fábrica dos sonhos" de Hollywood. Até agora, esse estilo é apenas para a elite: estrelas do cinema mudo, jazz. Nos anos 30, envolveram-se em pelerinas, boas e magníficas boas feitas de raposa e raposa do ártico, combinando-as com vestidos feitos de seda natural, brocado e cetim. É verdade que o termo "glamour" não era usado na época. Eles disseram: secular, brilhante, luxuoso ...
Podemos dizer que Marlene Dietrich em seu famoso vestido de renda justo e, um pouco mais tarde, Rita Hayworth em um espetacular vestido preto e luvas longas se tornaram os primeiros ícones desse estilo.
Revistas de moda brilhante apareceram nos Estados Unidos do pós-guerra nas décadas de 1950 e 1960, e o estilo de Marilyn Monroe está se tornando popular em todo o mundo: todo mundo quer imitá-la.Então, Grace Kelly, Brigitte Bardot, Elizabeth Taylor, que certamente eram fascinantes - cada uma no estilo de sua época, são eleitas ídolos.
O conceito de "glamour" no começo se referia mais ao estilo de vida do que à moda, mas entrou em uso em meados da década de 70 do século passado, graças aos frequentadores de clubes de discoteca. Desde aquela época, roupas chamativas de couro, jeans e seda adoradas pelo glamour, decoradas com rebites brilhantes, correntes, zíperes e enormes jóias artificiais, que acrescentavam brilho aos fashionistas, estão em grande moda. Essa direção é chamada de glam rock. A transformação do glamour continuou nos anos 90 e no início deste século. Então ainda havia uma idéia, um sonho, um desejo de alcançar uma existência bonita e "radiante".
Obviamente, o estilo de glamour não é adequado tanto para o escritório quanto para o público da universidade. Sua área é de festas, show business, boates. Mas a moda nunca reconheceu o gueto e, é claro, se espalhou pelas ruas, dando origem a uma nova versão do estilo - o glamour cotidiano, cujo legislador é Jessica Simpson. Embora muitos dêem a palma da mão para a "princesa glamourosa" Paris Hilton. E a estilista Ralph Lauren, por exemplo, considera a atriz espanhola Penelope Cruz a mulher mais glamourosa.
Os fãs de street style são conhecidos como Dita Von Teese, Kylie Minogue, Eva Longoria, Nicole Richie, Rihanna, Victoria Beckham, Holly Berry e outras celebridades. Mais recentemente, todos eles, como se estivessem de acordo, usavam óculos de sol de marca e bolsas de grife em combinação com fatos de treino macios.Por exemplo, Britney Spears podia ser vista na rua com jeans rasgados e uma camisa sem graça, mas ao mesmo tempo com uma bolsa Louis Vuitton e óculos de sol Dolce & Gabbana.
A fase final do desenvolvimento do estilo de glamour é a chamada luz do glamour, quando a aparência de uma imagem chique no tapete vermelho (no clube, em um jantar) é orgânica e apropriada, mas a versão cotidiana ainda deve ser contida e, muito importante, o mais natural possível. .
O artigo foi publicado com base na revista "Bom conselho" 5/2014
Foto: PR
Material preparado por Julia Deknova
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send