Cem anos atrás, a aparência de uma camiseta do lado de fora das paredes da casa era considerada um homem mau, e hoje sem ela você não pode imaginar o guarda-roupa de um homem ou de uma mulher. Como uma camiseta se tornou moda é a nossa excursão histórica.
Hoje, uma camiseta é o item de guarda-roupa mais versátil e acessível. Embora os dicionários muitas vezes o definam como uma "camisa de malha esportiva sem mangas", não colocamos uma camiseta em muito mais do que apenas uma academia de ginástica ou jogging. Na história das camisetas, a propósito, não se pode nem distinguir um estágio em que seria usado apenas para esportes! E com o nome de futebol, acabou sendo conectado apenas no idioma russo ... Mas primeiro as primeiras coisas.
Era da camiseta
Precursor Camisetas
O macacão masculino é considerado o “progenitor” de uma camiseta - um item de peça única usado como roupa íntima, com botões, mangas compridas e calças. No século XIX, o macacão foi dividido em partes superior e inferior. A camisa do corpo resultante evoluiu posteriormente para o que agora é chamado de "camiseta" em inglês e "camiseta" em russo.
O que as camisetas estão na moda neste verão: as 5 melhores opções
Aparência da camiseta
Camisetas Marines
Embora a camiseta em sua forma moderna tenha aparecido há não muito tempo, a história não salvou o nome de seu inventor. Sim, e sobre o momento de ocorrência do debate.
Segundo uma versão, a “data de nascimento” da camiseta pode ser considerada em 1913: havia um modelo de camisa baixa sem botões e uma gola, com mangas curtas. No começo, era usado por fuzileiros navais e submarinistas.
De acordo com outra versão, a camiseta se tornou uma quando recebeu um nome - "camiseta", "camisa em forma de T". O moletom de algodão de manga curta com mangas curtas recebeu esse nome devido à sua forma semelhante à letra "T". O nome apareceu na década de 1920 e foi quase imediatamente corrigido por dicionários.
Durante a Segunda Guerra Mundial, "tishotka" como parte dos uniformes se espalhou - agora se tornou um elemento do uniforme não apenas da frota, mas de todos os exércitos ocidentais. A popularidade foi acrescentada a ela pela revista Life, que em 1942 colocou em uma de suas capas uma fotografia de um cadete da escola de rifle da Força Aérea em Las Vegas com uma camiseta dessas.
Ao voltar para casa após a guerra, os soldados continuaram a usar "silêncio" e "roupas civis". Representantes da classe trabalhadora também usavam uma camiseta. Tendo se tornado bastante popular, o "silêncio" era um símbolo de unidade, masculinidade e trabalho, e a memória dela como parte de um uniforme militar era forte. No entanto, esse item de guarda-roupa ainda não podia ser chamado de moda.
Capa da revista Life - a primeira foto sobrevivente de uma camiseta estampada
Como decorar uma camiseta com suas próprias mãos
Camiseta fica na moda
Cartaz para o filme "Bonde" Desejo "
A ascensão do "silêncio" nos pedestais da moda ajudou o cinema. No filme "Streetcar" Desire ", lançado em 1951, o herói de Marlon Brando, de 27 anos, aparece na tela com uma camiseta branca simples que enfatiza a figura. A pintura foi um enorme sucesso e se tornou um clássico, o mesmo destino aguardava uma camiseta. Se antes era considerado péssimo deixar a casa além dos limites do jardim em uma camiseta, agora "tishotki" começava a aparecer com mais frequência na tela e no palco.
Life hack: como costurar discretamente um buraco em uma camiseta
T-shirt como um ditado
O fotógrafo Simon Barker e a modelo Jordan vestindo roupas de Vivienne Westwood
Apenas aparecendo, "tishotka" era simples, branco. Mas logo começaram a ser aplicadas inscrições e símbolos. A primeira foto sobrevivente de uma camiseta com estampa é considerada a mesma imagem de um cadete da capa da Life. Embora haja evidências de que impressões em camisetas foram impressas antes.Por exemplo, em 1933, as camisetas Champion com o logotipo do Michigan foram vendidas em uma loja de esportes em Michigan e, em 1939, a Bee Tee Company lançou sua primeira camiseta promocional, anunciando o filme "O Mágico de Oz". Em 1948, a camiseta se tornou o primeiro local de campanha política: o governador dos EUA Thomas Edmund Dewey usou essa peça de roupa para sua campanha.
A popularidade real das inscrições de camisetas foi recebida nos anos 60 - e só cresceu ainda mais. Nomes de equipes esportivas e grupos musicais, desenhos e símbolos engraçados (ou não), propaganda ou imagens e declarações provocativas, logotipos e slogans de marcas, retratos, fotografias, abstração ... A camiseta se tornou uma “tela” universal, uma maneira de dizer, se expressar, uma forma de propaganda , um sinal de distinção e pertencimento - e uma coisa excepcionalmente elegante.
Evolução do vestido: da história das coisas
T-shirt na URSS
Jogadores de futebol do Dínamo
Acredita-se que "atletas" foram trazidos para a União Soviética a partir do Ocidente por atletas nacionais. Um moletom confortável, sem gola e mangas, tornou-se a roupa para treinamento e jogos de nossos jogadores de futebol, e logo fãs e outros atletas começaram a usá-lo. A palavra "camiseta" no idioma russo apareceu na década de 1920 e, no dicionário, foi registrada pela primeira vez em 1940.
A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos
T-shirt no guarda-roupa feminino
Cameron Diaz, início dos anos 90
A camisa entrou no guarda-roupa feminino na década de 1960, no entanto, ganhou popularidade real nos anos 80. Naquela época, cores brancas e brilhantes clássicas, mangas grandes e dobradas, inscrições contrastantes, um logotipo e desenhos, uma bainha cortada em “macarrão” e camisetas curtas que abriam a cintura estavam na moda… Gradualmente, as camisetas “se acalmaram” e além das categorias de roupas para jovens, frases ou roupas esportivas estão incluídas na lista de itens básicos de guarda-roupa. Hoje, uma camiseta pode ser usada na academia, em uma festa, no escritório e até em um evento de gala - bem escolhida e combinada, uma camiseta é apropriada em quase todos os lugares.
Bridget Bardot no filme "Vida Privada", 1962
Jane Birkin, 1974
Madonna, 1989
Linda Evangelista em Chanel, 1991
Promoção de Beverly Hills 90210, década de 1990
Kate Moss, 2000
Victoria Beckham, 2017
Fontes de fotos pinterest.com, topyaps.com, melmarc.com, fcdynamo.ru, todayinmadonnahistory.wordpress.com, penseesduchoeur.tumblr.com