Criação

Vírus insidioso

Pin
Send
Share
Send

Provavelmente todo mundo ouviu falar sobre gripe intestinal. Em termos de distribuição, é dificilmente inferior ao ARVI usual. Só que nem sempre percebemos que tipo de "pouca frustração" é.

Estamos acostumados a acreditar que vivemos em um mundo praticamente seguro: a maioria das doenças contagiosas é derrotada, epidemias terríveis são deixadas no passado distante e o único perigo é a gripe. Talvez seja por isso que a infecção misteriosa até recentemente, mas muito comum, também era chamada de gripe, apenas intestinal. Isso é realmente insidioso rotavírus, reunião com a qual poucos conseguem evitar. Ao contrário da gripe, ela se sente bem o ano todo e é especialmente perigosa para crianças pequenas.

Ele é conhecido há muito tempo, desde 1973, mas mesmo os médicos, por algum motivo, mencionam isso muito raramente. Mas sua disseminação realmente tem o caráter de uma epidemia. Metade dos casos de diarréia em crianças é causada precisamente pelo rotavírus. Ele é muito contagioso. A transmissão do vírus pode ocorrer através de alimentos, água, objetos, mãos e, acredita-se, mesmo por gotículas no ar. Além disso, é incrivelmente tenaz e distribuído igualmente em todos os países do mundo, independentemente do seu nível de desenvolvimento. Parece, bem, gripe intestinal, o que é especialmente terrível nela?

O rotavírus é especialmente perigoso para bebês de até um ano em que a desidratação ocorre muito rapidamente e suas conseqüências são críticas. No menor, até os menores, para os padrões dos adultos, os problemas podem dar uma guinada muito séria.Por exemplo, um episódio comum dessa gripe intestinal pode desencadear uma alergia, até desencadear uma neurose. Incrivelmente, estudos têm demonstrado: um episódio de diarréia em crianças menores de um ano "tira" 3 cm de seu crescimento!

Infelizmente, os medicamentos contra rotavírus ainda não foram inventados. E, de fato, hoje, contra os vírus, não somos tão fortes quanto gostaríamos. Eles estão perfeitamente adaptados às realizações da civilização e permanecem quase ilusórios. Mas já conseguiu criar uma vacina e, em alguns países, essa vacina se tornou obrigatória. As estatísticas mostraram: onde a vacinação obrigatória contra o rotavírus é introduzida, o número de internações com infecções intestinais agudas (e esse geralmente é um dos principais motivos da hospitalização infantil) é reduzido pela metade. Em nosso país, também está planejado vacinar contra rotavírus no calendário nacional. Enquanto isso, depois de consultar um pediatra, você pode fazê-lo por sua própria iniciativa em uma clínica pública ou privada.

Ambulância

■ Se você começar a vomitar e diarréia aguda sem muco e sangue, tome um tempo com antibióticos, mesmo que seu médico os recomende! No caso de uma infecção viral, os antibióticos não são apenas inúteis (são impotentes contra vírus), mas também são prejudiciais, pois perturbam ainda mais o equilíbrio da microflora. Para começar, teste para rotavírus, esses testes são vendidos na maioria das farmácias. O diagnóstico levará apenas alguns minutos.

■ No caso de qualquer distúrbio intestinal, o mais importante é evitar a desidratação, literalmente uma colher de chá, você precisa tomar soluções especiais de reidratação para restaurar o equilíbrio água-sal ou, em casos extremos, água comum.

■ Se a criança tiver menos de dois anos, uma vacina contra o rotavírus pode protegê-la de uma forma grave da doença.Além disso, é ideal fazê-lo já em um mês e meio. É nessa idade que os bebês correm mais riscos e sofrem mais. Embora seja justificado para crianças mais velhas e até mesmo para adultos - o vírus tem um “sabor local”: se uma pessoa tiver sorotipos característicos de sua localidade nativa, em outras áreas e países, ela poderá ser infectada por outras cepas.

O artigo foi publicado nos materiais da revista "Bons conselhos" 10/2013

Texto: Irina Kuminova. Foto: PR

Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ultravolt - Il virus insidioso (Novembro 2024).