Criação

Colete Vivat!

Pin
Send
Share
Send

Uma vez que ele foi objeto de um guarda-roupa puramente masculino, e hoje as mulheres - elegantes, confiantes, não podem ficar sem ele!

Para colocar um colete, uma mulher sempre precisava ter uma certa dose de coragem. Provavelmente é por isso que, antes de tudo, as mulheres fortes e independentes ousaram incluí-lo em seus guarda-roupas.
A moda atual nos oferece coletes em todas as variações: dos ricamente bordados, como na última coleção de Philip Lim, aos clássicos, como Sony Riquel. Mas o mais atraente de um colete é que, em qualquer combinação - com uma camiseta simples ou uma blusa elegante - ele imediatamente dá ao conjunto uma aparência espirituosa.
20-40s
As mulheres lutam desesperadamente por seus direitos. Muitos deles, especialmente os moradores das grandes cidades, querem até parecer homens, o que se reflete na moda. As mulheres começam a cortar o cabelo curto, tentam tornar seus seios invisíveis, usam roupas masculinas clássicas - surge um estilo garcon. Uma de suas representantes mais brilhantes, Marlene Dietrich, aparece à luz em um smoking, o que choca o público burguês. Em Paris, foi feita uma tentativa frustrada de proibir a atriz de aparecer dessa forma no centro da cidade. Nos Estados Unidos, a estrela de cinema Katherine Hepburn, confiante com roupas chiques no estilo de um homem, tornou-se um exemplo para várias gerações de mulheres americanas.
50-70s
Com o retorno à moda do conservadorismo, o colete desaparece das passarelas, dando lugar a ternos de silhueta justa e saias largas e fofas. Mas quando o movimento hippie varreu a América e a Europa nos anos 60, o colete recuperou a popularidade. A nova moda era descontraída e inconformada, como os próprios hippies, que propagandizam a paz, o amor livre e o direito de viver como se deseja. Filhos de flores usavam coletes folclóricos de malha ou ricamente bordados sobre blusas transparentes, ou até - horror! - em um corpo nu.
80-90s
Mulheres de força de vontade e determinação invadem o mercado de trabalho com ousadia, causando séria concorrência aos homens. A moda correspondia a essas aspirações: modelos largos com ombreiras personificavam o poder das mulheres, roupas de negócios - calças ou ternos clássicos com coletes - se tornavam cada vez mais populares. No entanto, até o final dos anos 90, o colete é mais comum nas versões de malha ou malha.
Anos 2000
Talvez não exista uma única fotografia tirada pelos paparazzi em que este modelo top estivesse sem colete. Estamos falando da estrela das passarelas Kate Moss, que deu ao colete um status de culto, criando combinações sexy e ousadas com ele. E, claro, eles são uma parte importante da coleção que sai com o nome dela.
Na foto: 1938, 1967, 1968, 1994.



2 fotos à esquerda: 2007, 2 fotos à direita: 2009


Pin
Send
Share
Send